Foto: Emerson Gomes
Rodrigo Belo, gerente de prevenção e combate a incêndios florestrais do IEF também recebeu a moeda comemorativa
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comemorou os 35 anos de atuação da Esquadrilha Pegasus, de ações aéreas, com a entrega de uma moeda comemorativa a civis e militares que participaram da história da instituição. A solenidade foi realizada no dia 23 de setembro, em Belo Horizonte. Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foram homenageados.
A solenidade também comemorou os cinco anos do Comando de Aviação do Estado (Comave). O reconhecimento é a forma de destacar que a aviação de segurança pública se faz com a soma de vários esforços e que cada um dos homenageados possui um relevante papel na busca diária para cumprimento da missão.
A moeda, cunhada em metal nobre e banhada na cor prata, apresenta, de um lado, as aeronaves da Esquadrilha Pégasus, com a gravação das imagens das três frentes de ação da Unidade: um helicóptero, um avião e um drone. No verso, há o símbolo do Comando de Aviação do Estado.
HOMENAGEADOS
A subsecretária de Tecnologia, Administração e Finanças da Semad, Ana Carolina Miranda Lopes de Almeida, recebeu a moeda comemorativa. Ela observa que a honraria consagra a equipe do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que trabalha em conjunto com a PMMG e com o Comave. Esta parceria permite a operação da Esquadrilha Guará que é composta de dois helicópteros e um avião para monitoramento. “As aeronaves são usadas nas ações de combate a incêndios florestais e também no apoio ao trabalho de fiscalização ambiental”, destaca.
Para o gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) do IEF, Rodrigo Belo, - um dos homenageados – a moeda é mais um reconhecimento da parceria do Sisema com a Polícia Militar. “Essa homenagem solidifica ainda mais a parceria inaugurada há mais de 20 anos, num trabalho já pavimentado”, afirma.
Nailma de Sá Porto Mesquita, foi outra agraciada. Ela coordena a Sub-base do Previncêndio em Januária. “Trabalho há 16 anos no Previcêndio na região”, observa. A moeda representa o reconhecimento das ações que são realizadas e me sinto lisonjeada com a premiação”, afirmou.
Também receberam a moeda comemorativa, os analistas ambientais do IEF, Bruno Passini e Simone Gomes da Silva Souza. Ambos trabalham na Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema