Divulgação Sisema
Procedimentos são realizados no âmbito do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou, nessa terça-feira (14), o mutirão de castração de 110 cães e gatos, na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. O objetivo foi verificar o andamento dos procedimentos de castração com microchipagem no município.
Os procedimentos são realizados pela Associação Uberabense de Proteção aos Animais (Supra), que possui termo de fomento firmado com a Semad desde 2023, no âmbito do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.
Integrante da Diretoria de Fauna Doméstica e gestor dos Convênios, Túlio Santos destaca que a visita técnica evidencia o compromisso conjunto com a saúde e bem-estar animal.
"Por meio desse acompanhamento, constatamos a eficiência das parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público na promoção do cuidado com os animais e na conscientização da sociedade", avalia.
Por meio da parceria, a associação já realizou 1283 castrações em Uberaba, com uma média de 1000 procedimentos por semestre. A expectativa é de que esse número chegue a 2000 até o fim de maio, quando termina o segundo mutirão de castração no município. As ações contam com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$400 mil.
Sobre o Programa
O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos é uma iniciativa do Governo de Minas para controlar a superpopulação de cães e gatos, promover a saúde pública e o bem-estar animal no estado. Desde 2019, quando a Semad assumiu a gestão da fauna doméstica, foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas em mais de 413 municípios.
As castrações são feitas por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil, formalizados por meio de emendas parlamentares e recursos próprios da Semad. As ações são voltadas à população de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade. O programa conta com investimentos na ordem de R$ 40 milhões.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema