A Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais, parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), deu mais um importante passo nesta quarta-feira (2/10), com a entrega do primeiro Selo Sustentabilidade, em reconhecimento a empresas que voluntariamente investem em projetos ambientais no estado.
A solenidade de entrega do primeiro selo aconteceu durante a programação do Imersão Indústria, promovido pela Fiemg. O projeto contemplado foi o da empresa Aperam Bioenergia, com seu "Raízes do Vale", que promove a agricultura familiar sustentável nas comunidades do Vale do Jequitinhonha.
A Aliança foi criada em 2022 com objetivo de unir esforços para garantir o desenvolvimento sustentável, especialmente por meio de projetos voluntários que promovam a cultura dos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance). Desde então, nove empresas já aderiram ao projeto.
"Estamos pensando num compromisso para além das obrigações legais das empresas. Quando vemos as nove empresas que já aderiram à Aliança, percebemos que há uma mudança significativa cultural em relação ao tema social e ambiental. Estamos falando do compromisso de empresas com a construção de uma sociedade melhor. Desde que este programa foi construído, temos apoiado e trabalhado fortemente para que essas nove virem outras muitas", pontuou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
Projeto contemplado
A primeira empresa a aderir à Aliança foi a Aperam Bioenergia. O projeto "Raízes do Vale" visa melhorar a segurança alimentar das famílias nas comunidades do Vale do Jequitinhonha, incentivando o plantio de leguminosas, que enriquecem o solo, em consórcio com o eucalipto, utilizado para a produção de carvão vegetal destinado ao Aço Verde Aperam.
O presidente da Aperam South America e Aperam BioEnergia, Frederico Ayres Lima, celebra as conexões estabelecidas e a crescente adesão ao projeto.
"É uma parceria muito bonita. Começamos com seis famílias, hoje são 150. O recebimento do selo não é o encerramento de nada, pelo contrário, é um oxigênio, uma energia para continuarmos", pontuou.
O edital de chamamento para adesão à Aliança está disponível neste link, convidando empresas com recursos voltados para projetos socioambientais voluntários a participar e contribuir com a sustentabilidade em Minas Gerais.
Luiz Fernando Motta e Matheus Adler
Ascom/Sisema