Foto: Semad/Divulgação
Outras mil mudas já foram doadas e serão plantadas ainda este mês no município
Em extensão às ações do projeto Bosque do Amanhã, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve, nessa quarta-feira (07/2), em Sacramento, no Triângulo Mineiro, para realizar o plantio de 500 mudas de árvores nativas do Cerrado.
A ação foi realizada na Área de Preservação Permanente do Ribeirão Borá e teve a participação do subsecretário de Gestão Ambiental (Suga), Diogo Franco, e da superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica (Sefau), Patícia Carvalho. O plantio foi realizado por alunos do oitavo ano da Escola Municipal João Cordeiro e do terceiro ano da Escola Eurípedes Barsanulfo.
"O plantio tem um impacto positivo do ponto de vista visual do bairro e também está numa Área de Proteção Permanente (APP), cumprindo também uma função ambiental de proteção ao ribeirão Borá e evitando o assoreamento deste afluente do Rio Grande", disse o subsecretário Diogo Franco.
A ação foi articulada por meio da prefeitura do município e do poder legislativo junto à empresa BP Bunge, que realizou a doação das mudas. Outras mil mudas já foram doadas e serão plantadas em
Sacramento ainda este mês, totalizando 1500 plantas.
"Após tomarem conhecimento dos resultados do projeto Bosque do Amanhã, os poderes se articularam para levar essa iniciativa até o município de Sacramento, com o objetivo de agregar ações de restauração florestal e educação ambiental, visando a melhoria da qualidade ambiental do município e a ampliação da consciência ambiental das crianças e adolescentes", explica a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica, Patrícia Carvalho.
Os novos Bosques do Amanhã do município de Sacramento serão incluídos na plataforma de infraestrutura de dados espaciais IDE-SISEMA com a localização acessível ao público.
Projeto “Bosque do Amanhã”
Desenvolvido em comemoração ao Dia da Árvore, no ano de 2023, o projeto Bosque do foi lançado como parte das atividades do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e envolveu estudantes das redes municipais de ensino em todos os cantos de Minas Gerais. A meta de 6 mil mudas foi traçada pensando na correspondência de uma árvore por aluno. As plantas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados.
A iniciativa continua sendo executada pelos municípios participantes do Programa JMS e também por municípios parceiros interessados na restauração de Florestas como forma de melhoria da qualidade ambiental.
A evolução dos plantios, que estavam em 6808 mudas de árvores plantadas, agora passou para 8.308 árvores plantadas por alunos e pode ser acompanhada pelo “Arvorômetro”, criado pela Semad e disponível no site e no Instagram (@meioambienteminasgerais).
A Secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilia Melo, pontua que o projeto está em consonância com a adesão à campanha Race To Zero, em 2021, quando Minas Gerais se tornou o primeiro estado do Caribe e América Latina a se comprometer a neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa até 2050. O plantio de árvores é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que ajuda a mitigar os impactos das mudanças climáticas. Uma das formas mais eficazes para absorver parte do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera é o plantio de árvores, uma vez que as espécies usam o CO2 para crescer e liberar oxigênio, trazendo benefícios a todo o meio ambiente.
Jovens Mineiros Sustentáveis
Por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em 2023, mais de 6.500 alunos do estado tiveram acesso a ações de educação ambiental voltadas para as temáticas de cidadania, consumo consciente de água e de energia, gestão sustentável de resíduos e educação humanitária.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema