Foto: Ingrid Báo
Durante a solenidade, dirigentes apresentaram os resultados de 2022
Cerca de 400 servidores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participaram, nesta terça-feira (13), do evento de encerramento das atividades 2022, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Na oportunidade, dirigentes e área técnica ambiental apresentaram os resultados obtidos ao longo do ano e celebraram as metas alcançadas. Para 2023, a expectativa é de mais entregas para a melhora de vida da população mineira.
Na condução do evento, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou os desafios enfrentados neste ano de 2022 e parabenizou as equipes pelos resultados.
"O que entregamos este ano é da população mineira. Trabalhamos muito ao longo deste período para que a realidade de muitos mineiros melhorasse. Por meio do nosso trabalho com o meio ambiente, pudemos promover, para a população, qualidade ambiental, desenvolvimento econômico em bases sustentáveis, saúde e inclusão social", enfatizou.
Destaques
Para apresentar um trabalho destaque de cada casa, servidores da Secretaria de Estado de Meio e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) deram seus depoimentos a respeito de seus trabalhos nessas ações.
Pela Semad, a diretora de estratégia de Fiscalização da Semad, Marina Fernandes Dias, abordou os bons resultados alcançados pelo plano de combate ao desmatamento, para o qual houve 8.424 fiscalizações, um aumento de 65% em relação a 2021. O diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Kleyner Lopes, contou sobre sua experiência com o Programa Água Doce (PAD), cujo objetivo é levar água de qualidade, por meio de sistemas de dessalinização, a 69 comunidades do semiárido de Minas, beneficiando 28 mil habitantes em 26 municípios.
Ainda pela Semad, o analista ambiental Cláudio Mesquita contou sobre o trabalho com o Índice de Desempenho Ambiental do Licenciamento (Idal), que visa fundamentar as tomadas de decisão na análise das renovações de licenças ambientais.
Na área da Feam, o coordenador do núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climática, Alessandro Campos, apresentou a trajetória do Plano Estadual de Ação Climática, que será lançado na próxima sexta-feira (16) e é um instrumento que, ao contemplar a realidade de vários segmentos da economia mineira, traça estratégias e metas de descarbonização em Minas.
Pelo Igam, a coordenadora da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos, Clara Oyamaguchi, fez um balanço da gestão e situação das águas no estado, e enfatizou que Minas tem 100% das bacias hidrográficas com Plano Diretor de Recursos Hídricos. Trata-se de uma entrega estratégica para o país, uma vez que contempla as nascentes do Rio São Francisco.
O Programa de Regularização Ambiental (PRA) foi o destaque do IEF, apresentado pelo gerente de recuperação ambiental e planejamento da Conservação de Ecossistemas, Thiago Gelape. Ele explicou que o programa é um instrumento de regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil e destacou que o Cadastro Ambiental Rural já conta com mais de 900 mil imóveis rurais inscritos.
Atrações
O evento contou com as apresentações do quarteto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e da servidora Inês Sadala. Ao final, foram sorteados brindes, para os quais foram arrecadados R$ 5.060, oferecidos pelos gestores do Sisema.
Acesse as fotos do evento aqui
Luciane Evans
Ascom/Sisema