O trabalho reproduziu as condições de um combate ao fogo, desde a identificação dos sinais de fumaça, emissão dos primeiros alertas até a confirmação de um incêndio florestal de grande porte, que exija a participação da Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Fotos: Ana Carolina Miranda
Participaram do treinamento: funcionários do IEF e parceiros locais
O evento ocorreu no Distrito de Milho Verde, Município do Serro, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes e teve como parceiros: Tiro de Guerra - Diamantina, Brigada voluntária do Município de Couto de Magalhães, Corpo de bombeiros de Diamantina, BOA, Corpaer, Polícia Ambiental de Serro, Prefeitura Municipal de Serro, Gerentes de UCs/IEF e Servidores da APA das Águas da Vertentes e do Monumento Natural Várzea do Lageado e Serra do Raio.
A atividade foi realizada na APA Águas das Vertentes
A APA das Águas Vertentes abrange os municípios de Couto de Magalhães de Minas Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. A unidade de conservação possui área total de 76.310 ha.