Sisema anuncia Indicadores de Sustentabilidade em Seminário

Notícia

Criado: Sex, 13 nov 2009 13:25 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


 

O sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) anunciará números dos indicadores de sustentabilidade, nesta segunda-feira, 16 de novembro, às 17h, no 3º Seminário sobre Indicadores de Sustentabilidade, no auditório da Cemig. Os dados serão apresentados por meio de um relatório trilingue, uma vez que os novos índices além de reconhecidos internacionalmente, são utilizados para comparativo mundial.

O evento marca a abertura do Seminário, que vai até o dia 18 e debate indicadores nacionais e internacionais que serão apresentados por instituições do segmento, como SAM/Group Dow Jones Sustainability Indexes, Ethos, Totum, Environmental Resources Management (ERM), Global Reporting Iniciative (GRI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), Embrapa e Amigos da Terra.

Os materiais apresentados pelos representantes dessas instituições serão discutidos, nos dias 17 e 18/11, com especialistas mineiros da Cemig, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Projeto Manuelzão, Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), Federação das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Minas Gerais (Fetram), Sindicato dos Bancários, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Ministério Público, entre outras.

Minas pioneira

Com o relatório, os órgãos e entidades que compõem o Sisema tornam-se os primeiros, no Brasil, a adotar as diretrizes da Global Reporting Iniciative (GRI), levando-se em conta os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Minas também é o primeiro Estado a desenvolver e adotar uma metodologia de mensuração do desempenho da política pública de meio ambiente: o IDPA (Índice de Desempenho da Política Ambiental).

De acordo com o subsecretário de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Alexsander Costa Grego, a adoção de diretrizes e metodologias internacionais permite um trabalho comparativo com outros países, proporcionando maior qualidade do serviço desenvolvido internamente no estado e um aumento significativo da credibilidade internacional. “O resultado prático dessa participação de Minas Gerais nas metodologias desses institutos internacionais é que nosso controle ambiental, por meio dos indicadores de sustentabilidade, mantém-se mundialmente modernos e atualizados”, disse. O relatório é refernte ao ano de 2008.

Mas o pioneirismo mineiro em sustentabilidade ambiental não para por aí. Minas também se destaca no Dow Jones. A Cemig é a única empresa da América Latina que se mantém há uma década seguida em conformidade com os índices de sustentabilidade do Grupo. Além disso, a Capital Belo Horizonte se destaca neste cenário, coordenando o Projeto Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

SERVIÇO

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
16/11 – a partir das 18h30
17/11 – de 7h30 às 20h
18/11 – de 8h às 18h
LOCAL: Auditório da Cemig – Rua Barbacena, 1.200 – Santo Agostinho – BH/MG

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.