Sisema participa de Seminário para Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2024/2025

Notícia

Sex, 11 out 2024
Coordenadores municipais, agentes de defesa civil e assistências sociais se reuniram para debater ações que visam diminuir os impactos provocados pela chuva

Foto: Divulgação/Cedec
Seminário teve como principal objetivo preparar os municípios para enfrentar as adversidades causadas pelas chuvas
Seminário teve como principal objetivo preparar os municípios para enfrentar as adversidades causadas pelas chuvas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) participou, nessa terça-feira (17), do Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2024/2025, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) de Minas Gerais. Representantes da Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participaram das discussões e debates para fortalecimento e integração entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O Seminário, que teve ainda como objetivo capacitar profissionais para a gestão de riscos durante o período chuvoso, contou com a presença de mais de 500 pessoas de diversos municípios mineiros. O evento busca promover a cultura da resiliência por meio de ações coordenadas, visando reduzir os impactos dos desastres naturais e prestar auxílio à população afetada.

O subsecretário de Fiscalização Ambiental, Alexandre Leal, ressaltou a importância de unir esforços para prevenir e mitigar os danos causados pelas chuvas. "A integração de diversos órgãos em eventos como este é essencial para garantir a proteção da população. A Semad, por exemplo, mantém um plantão 24 horas para emergências ambientais", explicou.

O coordenador do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), Edilson Coelho, destacou a relevância da atuação preventiva do órgão frente aos riscos dos acidentes ambientais, com ênfase em barragens de rejeitos e de água, frequentes no período de chuvas em Minas. "Nossa atuação foca na gestão de risco, especialmente em relação a barragens e infraestrutura, que são os principais pontos que merecem nossa atenção durante o período chuvoso", afirmou.

Este ano, o seminário apresentou duas mesas-redondas com temas centrais: “Planejamento Urbano Sustentável e Ações de Resposta às Chuvas em Minas Gerais” e “Tecnologias de Monitoramento: Como Gerar e Usar Informações para Minimizar os Impactos das Chuvas”. Essas discussões destacaram o papel da inovação tecnológica no monitoramento de desastres e a importância do planejamento urbano para a mitigação de riscos.

Os treinamentos oferecidos, realizados logo após o término do período chuvoso anterior, focaram em temas mitigação, resposta e reconstrução em situações de desastre, preparando agentes municipais para enfrentar os desafios trazidos pelas chuvas, melhorando a capacidade de gestão de riscos e reduzindo os impactos na população. A capacitação foi determinante para a redução do número de pessoas afetadas pelas chuvas durante o período chuvoso de 2023/2024. Mais de 5 mil profissionais foram capacitados, reforçando ações de prevenção e resposta.

Comparado ao ciclo anterior, o número de desalojados caiu de 12.923 para 2.833, uma diferença de mais de 10 mil pessoas. O número de desabrigados também sofreu uma queda significativa, com 399 casos registrados no último período, em contraste com 2.241 no período anterior.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema