Em continuidade às comemorações dos 71 anos do Parque Estadual do Rio Doce, a 4ª edição do evento Causos e Contos, que ocorreu no dia 19 deste mês, resgatou a história e o folclore que fazem parte do “DNA” do local.
Um encontro que reúne pessoas das comunidades do entorno, ex-funcionários, funcionários do local e artistas da região para contar histórias do Parque e da localidade.
“Este ano resgatamos, de forma concreta e abstrata, o ambiente rural de uma fazenda antiga, com sua varanda, instalada no restaurante do Parque, onde ocorreu o evento. Nessa varanda, os prosadores e artistas contaram seus causos”, comenta o gerente do Parque Vinícius de Assis.
Crédito: Divulgação IEF
Prosadores e artistas participantes do “Causos e Contos”
Cerca de 200 pessoas participam todos os anos, mas nesta edição compareceram, em média, 500 prosadores, contadores de causos e artistas regionais.
“A cada ano o evento fica melhor e mais cheio. Acho que em breve teremos que procurar um espaço maior”, comenta o gerente.
Com uma estrutura sonora especialmente montada, os participantes puderam ouvir, além de contos históricos do próprio Parque e das comunidades do entorno, lendas, histórias folclóricas e assombradas.
Crédito: divulgação IEF
Convidados durante interação no “Causos e Contos”
“A atividade é um modo de resgatar toda a identidade do Parque no imaginário popular e reafirmar o apoio, por meio de uma atividade cultural, das comunidades na proteção da primeira Unidade de Conservação criada no Estado”, afirma Vinícius.
Karoliny Alvarenga
Ascom/Sisema