O estande da Vale do Rio Doce, montado entre as Ruas L e M, localizadas no primeiro pavimento da exposição, oferece, a partir desta quarta-feira (23), cinco exibições dos vídeos institucionais da empresa. A entrada é franca. A sala de exibição tem capacidade para 32 pessoas.
“A programação foi feita tomando como exemplo um cinema de verdade”, explicou Ana Flávia Rodrigues, coordenadora do estande. “O objetivo é trazer o visitante para dentro da Vale”, complementa. Os vídeos serão exibidos até domingo, dia 27, em cinco horários diferentes. As sessões estão marcadas para às 14h30, 15h40, 16h40, 18h30 e 20 horas.
Intercalado ao cinema, também serão oferecidas oficinas de educação ambiental de tintura de solo. A coloração desse tipo de tintura é definida conforme a composição mineral do terreno. Com rochas calcárias, por exemplo, têm-se as tintas com cores claras. Já das rochas de origem itabirítica, muito encontradas em Minas Gerais, consegue-se tintas de tom vermelho.
Exposição
Ainda no estande, os visitantes poderão conferir uma exposição de espécies nativas de árvores de Minas Gerais que estão sendo plantadas no Centro de Pesquisas e Conservação da Biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero. O Centro de Biodiversidade, como está sendo chamado, está em fase de implantação no Córrego do Meio, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e deve ser inaugurado em 2009.
Vinte e sete tipos de sementes e cerca de 180 mudas de espécies nativas estão em exposição no estande. As amostras fazem parte do projeto do viveiro idealizado pela Vale do Rio Doce. “Algumas das espécies estão ameaçadas de extinção”, ressalta Ana Flávia.
A decoração do local é complementada com a exposição de quadros de paisagismo. As figuras mostram, de forma educativa, espécies do campo rupestre provenientes dos resgates de flora executados pela empresa.
Intervenções
Quatro atores da Cia de Teatro “Os Losna”, da cidade de Ouro Preto, região Central do Estado, farão intervenções na Feira para chamar a atenção dos visitantes para o estande. Serão feitos cortejos e músicas serão tocadas durante o evento para a distribuição de panfletos e convites para a sessão de cinema e a oficina de tintura de solo.
A companhia teatral também apresentará esquetes no próprio estande. Na programação da trupe, números de picadeiros e muita animação. As intervenções serão feitas diariamente, exceto na quarta-feira, dia 23, das 14h às 18h.
23/04/2008
Fonte:
Sala de Imprensa
2º Congresso Mineiro de Biodiversidade