APA das Águas Vertentes empossa 1º Conselho Consultivo

Notícia

Seg, 28 mar 2011


Os membros do Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental (APA) das Águas Vertentes serão empossados na quarta-feira, dia 30, no Centro Cultural de Milho Verde, distrito do município de Serro, Minas Gerais. Os 35 conselheiros terão a missão de discutir os problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação e do seu entorno. 

A criação do Conselho Consultivo é estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) para a implantação de uma gestão integrada e compartilhada entre os órgãos ambientais das esferas federal, estadual e municipal responsáveis pela gestão das unidades de conservação visando contribuir para o planejamento de ações, manutenção e gerenciamento da unidade. 

Segundo o gerente da APA, Alex Luiz Amaral Oliveira, a expectativa para o evento é grande pelo envolvimento das prefeituras que estão apoiando de forma participativa e das comunidades inseridas na APA. O gerente explica que “o conselho vem consolidar e fortalecer a APA em todos os sentidos, pois as ações desenvolvidas serão discutidas levando acima de tudo a uma participação dos conselheiros e envolvimento dos sete municípios nas questões que se referem à APA”. 

Outro ponto de destaque, de acordo com Oliveira, é a participação comunitária, que vem apoiando o desenvolvimento dos projetos. “Sem dúvida a posse do conselho e a inauguração da sede da APA serão eventos marcantes e de grande importância pra Unidade. Será mais uma expansão das idéias, projetos na consolidação da missão e objetivos da APA das Águas Vertentes.” 

Serão empossados 17 membros efetivos e 17 suplentes, além dos presidentes do Conselho que, por determinação legal, são os gerentes das unidades de conservação. Compõem o grupo, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que administra as unidades de conservação, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não-governamentais (ONGs), universidades, sindicatos e comunidades do entorno. 

Na oportunidade, também será inaugurada a Sede da APA. 

APA das Águas Vertentes – A APA localiza-se na região do Alto Jequitinhonha, ocupando aproximadamente 76.310 hectares, distribuídos em sete municípios, sendo eles: Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. 

A Criação da unidade de conservação se deu por meio do decreto número 39.399, de 21 de janeiro de 1998, e tem como objetivo proteger águas superficiais e subterrâneas, os solos, a fauna e flora, promover o ecoturismo, estimular e implantar programas de Educação Ambiental. 

A APA encontra-se inserida nos biomas de Cerrado, Mata Atlântica e campos rupestres possuindo belezas únicas. O aspecto cultural é forte nas tradições mineiras e isso se evidencia dentro das comunidades dessa Unidade de Conservação.

Cenira Araújo
Ascom/ Sisema