Uma pessoa foi presa nessa segunda-feira (09/06), na Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, acusado de extração ilegal de espécies da flora nativa de Minas Gerais. A apreensão foi feita no interior da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) por fiscais da Copasa e integrantes da Policia Militar de Meio Ambiente.
Foto: Arquivo EEF
Uma das espécies apreendidas no local
Com o acusado, foram apreendidas 26 orquídeas de três espécies, além de Arnica e Marcelinha. Segundo o gerente da Estação, Marcus Vinícius de Freitas, as duas últimas são plantas medicinais que ocorrem na região. O infrator foi levado até a 3ª Delegacia de Nova Lima e indiciado na Lei de Crimes Ambientais nº 9605, no artigo 40, referente a danos a unidades de conservação de proteção integral.
“São frequentes as coletas de espécies da flora na região nas serras da Moeda e do Rola-Moça”, explica Marcus Vinícius de Freitas. “Os coletadores ilegais abastecem o mercado, principalmente de Belo Horizonte, e as plantas são adquiridas pela população que, muitas vezes, desconhecem a sua procedência", afirma. "É importante que os cidadãos não comprem espécies nativas para não estimular o comercio ilegal”, completa.
As espécies apreendidas são típicas da região centro-sul de Belo Horizonte onde estão localizadas seis unidades de conservação estaduais: o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, as Estações Ecológicas de Fechos, Cercadinho e Aredes, além do Monumento Natural Serra da Moeda e a Área de Proteção Ambiental Sul.
Emerson Gomes
Ascom Sisema