Congresso Brasileiro discute conservação de mamíferos

Notícia

Qui, 21 ago 2008


Técnicos do instituto Estadual de Florestas (IEF) participam até sexta-feira, 22 de agosto, em São Lourenço, do IV Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Nesta edição do evento, o tema é "Do passado aos desafios atuais".

As palestras e seminários do congresso enfatizam assuntos relacionados à história da Mastozoologia (área da biologia que estuda os mamíferos) e sua ligação com os desafios enfrentados pelas atividades antrópicas (impactos causados pela ação humana) no Brasil, e têm o objetivo de promover a troca de idéias sobre pesquisas relacionadas a pequenos e grandes mamíferos aquáticos, terrestres e voadores. Além disso, serão abordados temas ligados às questões éticas de biosegurança e as estratégias e políticas públicas para a conservação dos mamíferos no Brasil.

O evento reúne pesquisadores, professores e estudantes interessados no estudo e conservação de mamíferos, além de representantes de órgãos estaduais e federais da área ambiental, e será aproveitado como parte da capacitação de técnicos do IEF para a gestão da fauna em Minas Gerais, compartilhada com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Segundo Miguel Ribon, gerente de Proteção à Fauna, Flora e Bioprospecção (GPFAB) do IEF, os técnicos enviados pelo Instituto se organizaram em pequenos grupos para garantir a presença em todas as apresentações e conferências relacionadas à conservação da fauna e ecologia. "O aproveitamento para nós tem sido excelente, pois o evento torna possível um grande intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de vários estados brasileiros. Dessa troca de experiências, podemos absorver conhecimento para ser aplicado em nossas ações de curto, médio e longo prazos", avalia.

Ascom/Sisema