Foto: IEF/Divulgação
A Unidade de Conservação está entre as dez mais visitadas em Minas Gerais, com média aproximada de 35 mil visitantes por ano
O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), representa uma área de grande importância paisagística e ambiental para os habitantes da região do Alto Vale do Jequitinhonha. Com beleza cênica abundante, a Unidade de Conservação abriga uma grande diversidade de habitats e espécies da flora e da fauna de rara beleza. Considerado como um dos principais atrativos turísticos naturais de Minas Gerais, o Monumento está entre as dez unidades de conservação estaduais mais visitadas em Minas Gerais, com média aproximada de 35 mil visitantes por ano.
Criado por meio do Decreto Estadual 45.614, de 6 de junho de 2011, possui uma área de 2.199 hectares dentro do bioma Cerrado. Situado entre os distritos de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari, no município de Serro, a área possui um grande potencial turístico.
A criação da área teve como principais objetivos a proteção das nascentes que abastecem as comunidades de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Vau e Capivari, além da proteção da biodiversidade local e de importantes pinturas rupestres inseridas na região. O local contribui, ainda, para o desenvolvimento do turismo ecológico na região, gerando renda e emprego. A proteção da flora, da fauna, dos recursos hídricos, o manejo de recursos naturais e o desenvolvimento de pesquisas científicas também fazem parte das atribuições da área de preservação.
A técnica ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Jequitinhonha, do IEF, Juliana Azevedo, ressalta que o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio é muito importante para região, não só pela conservação de seus atributos naturais, mas pelos vários serviços ambientais oferecidos para a população que ali vive. “Por meio de sua gestão, o Monumento contribui para a preservação dos recursos naturais e para a gestão territorial, mantendo o ambiente conservado. Com isso, encanta milhares de turistas todos os anos, com banhos em suas belas cachoeiras, como as cachoeiras do Lajeado, do Carijó, do Canelal, da Ema e do Arco-Íris, além de caminhadas e trilhas pelo encantador Lageado”,destaca.
O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio é classificado como de proteção integral, devido à sua relevância biológica, ao potencial turístico e científico, ao grande acervo histórico e cultural, à fragilidade dos sistemas naturais, à necessidade de assegurar a proteção e à fragilidade dos ambientes ali presentes, como por exemplo, os campos rupestres.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema