A posse do novo Conselho consultivo da APA SUL RMBH está marcada para o dia 18 de maio às 14h, no Parque Estadual Serra do Rola Moça. O Conselho Consultivo é composto por entidades representativas do Poder Público e da Sociedade Civil. A cada dois anos ele é renovado, mas desta vez foi tomada a decisão de fazer uma recondução, devido ao desempenho desse conselho na última administração.
Segundo o Gestor da APA SUL RMBH, Luiz Roberto Bendia, “um dos motivos que me levaram a optar pela recondução, foi o profissionalismo demonstrado pelos membros do conselho ao abordar as questões que nos foram colocadas. Isso tudo apesar de a maioria deles não possuir formação técnica na área de meio ambiente”, explicou.
Na APA SUL RMBH, as entidades do pode público representam os setores de meio ambiente, educação, defesa social, patrimônio histórico e prefeituras. As entidades da Sociedade Civil representam os setores produtivos, ONGs ambientalistas, ONGs de desenvolvimento socioambiental e comitês de bacias hidrográficas. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) orienta que o conselho de uma unidade seja presidido pelo seu gerente.
Na última gestão foi estabelecida pelo gestor da APA, a representação por bacias hidrográficas, em que as três prefeituras eleitas representam cada bacia hidrográfica pertinente. Ao todo são 13 municípios inseridos na APA SUL RMBH, totalizando cerca de 164 mil hectares de área protegida.
Dentre as competências do conselho, podemos citar sua participação nas questões econômicas, sociais e ambientais na região, e seu esforço em compatibilizar interesses dos diversos segmentos ligados a unidade de conservação, além de manifestar-se sobre empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental na unidade de conservação, propor diretrizes para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população no interior da APA.
Fonte: Ascom/Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.