O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata(CIEA ZM) Pólo de Juiz de Fora e em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, participou do Seminário Integrado de Controle e Prevenção de Incêndios Florestais, realizado no Parque Natural Municipal da Lajinha, nos dias 11 e 12 de maio, em Juiz de Fora.
O objetivo do seminário foi reunir instituições e representantes dos bairros do entorno do Parque da Lajinha, além de representantes do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), da Promotoria de Meio Ambiente de Juiz de Fora, Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente, Guarda Municipal Ambiental, professores, técnicos e interessados no assunto para discutir sobre incêndios, como preveni-los e como, integradamente, combatê-los.
Crédito: Renata Fernandes
Cerca de 70 pessoas participaram do Seminário sobre prevenção a incêndios florestais
O promotor de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora, Alex Fernandes, participou da abertura do evento e falou do papel do Ministério Público nesse tipo de ocorrência. “É preciso otimizar o trabalho de perícias ambientais, no sentido de se trabalhar melhor a valoração dos danos causados por todos os tipos de atividades, em especial os incêndios florestais. Incêndio provocado indevidamente é crime, inclusive uma das maiores penas previstas pela legislação ambiental”, explicou o promotor.
O período de seca foi destaque na fala do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Cláudio Santos. “É essencial discutir esse tema para traçarmos linhas de trabalho mais eficientes para o município”, disse o secretário.
Bombeiros, Exército, Ibama, Guarda Municipal Ambiental e Polícia Ambiental, parceiros e organizadores do seminário, fizeram, por meio de seus representantes, apresentações acerca dos protocolos relacionados a incêndios florestais, dentro da área de abrangência de cada órgão. Bruno Passini, representante do Previncêndio, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), mostrou o trabalho realizado pelo Estado de Minas Gerais, apresentando os números de incêndios nos últimos anos. “O Previncêndio é, antes de mais nada, uma força tarefa. Trabalhar em parceria é um dos fundamentos do Programa”, ressaltou Passini.
O seminário teve em sua programação, palestras, mesa de debates e, no segundo dia de trabalhos, uma parte prática com simulação de um incêndio, debelado com a colaboração dos participantes do evento.
Crédito: Renata Fernandes
O Seminário contou com uma atividade prática de combate a um incêndio
Isabel Fonseca, representante de uma empresa da região e estudante de Engenharia Ambiental, considerou o evento como positivo. “Com certeza terei muito a agregar ao meu trabalho. Um dos principais ganhos é a troca de experiências, já temos uma proposta de trabalhar com os Bombeiros para treinamento de nossa brigada, fruto desse encontro”, destacou Isabel.
Renata Meirelles, analista ambiental do IEF e representante da CIEA no Pólo de Juiz de Fora e, ainda, membro da comissão organizadora do evento, concluiu que “o maior ganho com esse trabalho foi que os diversos parceiros participantes puderam enxergar a capacidade de trabalhar em conjunto. Muitos contatos foram realizados e vários encaminhamentos seguirão a partir deste seminário, um trabalho gratificante e com frutos a serem colhidos ao longo do caminho”.
Parque da Lajinha
O Parque Natural Municipal da Lajinha foi criado pelo Decreto nº 11.266 de 10 de julho de 2012 e ocupa a área da antiga Fazenda da Lajinha.
A Floresta Nativa do Parque é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica no município. A fauna é constituída, predominantemente, por aves, peixes, mamíferos de pequeno e médio porte, répteis e artrópodes.
Atualmente é a única área verde de médio porte do município, aberta ao público para o lazer e para o turismo ecológico.
O parque fica localizado na Avenida Paulo Japiassú Coelho, Bairro Teixeiras, Juiz de Fora. O Parque funciona diariamente, das 8h às 17h.
Serviço
Em caso de incêndios florestais os contatos para comunicação do ocorrido são: 193 (Bombeiros), 181 ou 32 3228-9050 (Polícia Militar de Meio Ambiente) e 0800 28 32323 (Previncêndio – IEF).
Renata Fernandes