As equipes da Força-Tarefa Previncêndio controlaram nessa segunda-feira (08/09), o incêndio que atingiu o Parque Estadual do Itacolomi e a Floresta Estadual de Uaimií, no município de Ouro Preto. O fogo teve início no sábado (06/09) na área conhecida como Morro do Cachorro.
Cerca de 50 funcionários das unidades, bombeiros e brigadistas voluntários participaram do combate ao incêndio e tiveram o apoio de cinco aviões de lançamento de água ‘Air Tractor' e três helicópteros. Segundo a coordenadora da Força-Tarefa Previncêndio, Cláudia Melo, as equipes permanecerão nas áreas para realizar o trabalho de rescaldo e evitar o surgimento de novos focos de incêndio. "O tamanho da área atingida só será medido após o final dos trabalhos de verificação", afirma.
Além do Itacolomi e de Uaimií, o município de Ouro Preto abriga outras três unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Cachoeira das Andorinhas, a Estação Ecológica do Tripuí e o Parque Natural Municipal das Andorinhas. Em conjunto, estas áreas totalizam cerca de 25 mil hectares de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero, uma das áreas mais importantes para a conservação do patrimônio natural de Minas.
Serra de São José
No sábado (06/09), as equipes da Força-Tarefa extinguiram o incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental da Serra de São José, localizada na região do Campo das Vertentes, Centro-Sul do Estado. O fogo teve início na quarta e atingiu áreas nos municípios de Tiradentes, Prados e São João Del Rey. Cerca de 45 pessoas, com o apoio de três aviões Air Tractor e dois helicópteros apoiaram a ação. O tamanho da área atingida ainda não foi calculado.
Fonte: Ascom / Sisema