Nos dias 27 e 28 de Novembro, o anfiteatro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizado no centro da cidade de Diamantina, será palco do Seminário de Pesquisas Científicas das Unidades de Conservação do Alto Jequitinhonha (SEPUC)
Esta é a primeira edição do evento que tem por objetivo melhorar o diálogo entre instituições de pesquisas, gestores e equipes de Unidades de Conservação, bem como divulgar os resultados das pesquisas científicas realizadas nessas unidades.
A programação está dividida em três formatos de apresentações. Serão apresentados 20 pesquisas científicas, expostos pelos próprios autores. Haverá também a realização de cinco palestras sobre temas relacionados às unidades de conservação e a realização de pesquisas científicas. Para finalizar os trabalhos, será realizado um debate, com a participação de representantes de todos os setores presentes sobre caminhos para o melhor aproveitamento das informações geradas pelas pesquisas na gestão das unidades de conservação.
A previsão é de que mais de 120 pessoas participem do evento. Os interessados em participar do Seminário podem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail comissão.sepuc@meioambiente.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone (38) 3531.3919 ou (38) 3531-2650.
A região do Alto Jequitinhonha possui nove unidades de conservação estaduais administradas pelo IEF: os Parques Estaduais do Biribiri, do Rio Preto, Pico do Itambé, Serra Negra e da Serra do Intendente; as Estações Ecológicas da Mata dos Ausentes e de Acauã; a Área de Proteção Ambiental das Águas Vertentes, e o Monumento Natural Estadual da Várzea do Lajeado e Serra do Raio.