O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quarta-feira (29/12), no Palácio Tiradentes, os nomes do novo secretariado do Governo do Estado de Minas Gerais.
Foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.
Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários no próximo mandato do governador Antonio Anastasia. São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayete Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esporte e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).
Quatro secretários serão mantidos nas suas respectivas pastas. São eles: Antônio Jorge Souza Marques (Saúde), Danilo de Castro (Governo), Leonardo Colombini (Fazenda) e Renata Vilhena (Planejamento e Gestão). Já Ana Lúcia Gazzola deixará a Secretaria de Desenvolvimento Social e assumirá a Secretaria de Educação.
Além das secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.
No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.
Para a Secretaria Geral do Governo segue Gustavo Magalhães e na Advocacia geral do estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.
No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabine Militar permanece o coronel Luiz Carlos Martins.
O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.
O governador Antonio Anastasia também anunciou que o deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Natural de Uberlândia, foi eleito para o seu quarto mandato.
Meio ambiente
Adriano Magalhães Chaves ocupa atualmente a presidência do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). Engenheiro eletricista, é formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Negócios.
Ex-assessor do governador do Estado de Minas Gerais, buscou alinhar estrategicamente o Governo, as Secretarias de Estado, empresas da Administração direta e indireta, entidades de Classe e iniciativa privada. Como gestor de Grandes Projetos da Cemig, estruturou e gerenciou a implantação de projetos na área de distribuição, transmissão e geração.
Lista dos novos secretários de Estado de Minas Gerais
Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais – Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Nárcio Rodrigues
Cultura – Eliane Parreiras
Defesa Social – Lafayete Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte – Gil Pereira
Desenvolvimento Econômico – Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana – Bilac Pinto
Desenvolvimento Social – Wander Borges
Educação – Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude – Bráulio Braz
Fazenda – Leonardo Colombini
Governo – Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão – Renata Vilhena
Saúde – Antônio Jorge Souza Marques
Trabalho e Emprego – Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas – Carlos Melles
Turismo – Agostinho Patrus Filho
Extraordinários
Secretário Extraordinário da Copa do Mundo – Sérgio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana – Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária – Manoel Costa
Outras nomeações
Cemig – Djalma Morais
Copasa – Ricardo Simões
Codemig – Osvaldo Borges
BDMG – Matheus Cotta Carvalho
Gasmig – Fuad Noman
Servas – Andrea Neves
Secretaria Geral – Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado – Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado – Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador – Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais – Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil – Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros – Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas – Tadeu Barreto
Fonte:
Assessoria de Imprensa do Governo de Minas Gerais