Depois de passar por reparos, a Gruta Rei do Mato, localizada a 62 km de Belo Horizonte, na BR 040, no trevo de acesso a Sete Lagoas, já está aberta a visitação. Por determinação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a atração turística estava fechada desde o início de agosto, por motivo de segurança. A Grutinha, anexa a Rei do Mato, estava fechada para visitação desde 2012, por não oferecer estrutura necessária aos visitantes.
A degradação das passarelas da gruta, ocorrida nos últimos anos, havia comprometido a estrutura, impondo riscos às cerca de 2,5 mil pessoas que visitam a atração por mês. Por esse motivo houve a necessidade de uma reforma emergencial, com investimentos de R$ 23 mil, numa parceria entre IEF e iniciativa privada.
Para garantir a tranquilidade dos visitantes, foram feitos vários reparos, como a correção e substituição dos corrimões enferrujados. Além disso, foi construída uma coluna de sustentação próxima ao lago suspenso para garantir maior estabilidade à passarela.
Já na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, houve a recuperação do tablado, construção de uma rampa, escada, corrimão e guarda corpo de madeira. Também foi feito reparo na iluminação, pintura do corrimão de acesso e do portão de entrada.
Crédito: Janice Drumond
Os corrimãos onde havia avançado processo de corrosão foram reformados
Toda a escadaria foi reforçada para oferecer segurança aos visitantes
A Grutinha foi reaberta após dois anos
Agência Minas