IEF lança livro de colorir e álbum de figurinhas para sensibilizar crianças sobre a proteção da natureza

Notícia

Criado: Ter, 15 out 2024 20:30 | Atualizado: Qua, 23 out 2024 14:03
Publicações são gratuitas e estão disponíveis para download no site do Instituto

Foto: Publicações são gratuitas e estão disponíveis para download no site do Instituto.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou o livro ‘Vamos colorir: Fauna das Gerais’, dedicado a crianças e com o objetivo de conscientizar o público infantil sobre a importância de se proteger o meio ambiente. Também foi lançado o “Álbum de Figurinhas: Fauna das Gerais”. O material está disponível gratuitamente para download e deve ganhar, em breve, uma versão física para ser distribuída nas escolas do estado. O trabalho faz parte do Projeto de proteção e mobilização pela vida dos animais silvestres em Minas Gerais.

 

No livro, as crianças poderão conhecer um pouco dos biomas que ocorrem em Minas Gerais. Já o álbum de figurinhas da fauna busca trazer o interesse do público infanto-juvenil para conhecer a diversidade de animais existentes no Estado.

 

Álbum de figurinhas

 

O foco principal do álbum é mostrar os animais dos diferentes grupos taxonômicos, entre eles as aves, répteis, anfíbios e peixes, além da disseminação sobre as espécies ameaçadas que ocorrem em Minas e as espécies exóticas que trazem diversos problemas ambientais e sociais, como o javaporco e o mexilhão-dourado.

 

Conhecer sobre a fauna nativa é um importante passo para a educação ambiental e para o engajamento social na proteção ambiental.

 

Livro de colorir

 

O livro de colorir busca trazer o interesse do público infantil para conhecer os animais do estado, enquanto desenvolve a capacidade artística e a coordenação motora. “Conhecer sobre a fauna nativa é um importante passo para a educação ambiental e para o engajamento social na proteção ambiental”, explica uma das autoras do livro, a analista ambiental Lorena Nascimento Leite Miranda.

 

De forma lúdica, o livro apresenta os biomas que ocorrem em Minas Gerais, trazendo, por meio de desenhos, as diferenças entre as fitofisionomias. Além disso, apresenta pequenos textos informativos sobre as características do bioma e dos grupos taxonômicos dos animais.

 

No livro, as crianças também conhecerão algumas das espécies da fauna existente em Minas. Um dos exemplos é o camaleão, um réptil que usa a luz solar para manter a temperatura. Ele muda de cor para se camuflar dos predadores, ficando com a cor da vegetação que se encontra.

 

O foco principal é divulgar e popularizar entre as crianças as espécies de animais mineiros como aves, répteis, mamíferos, anfíbios e peixes. Por fim, o livro traz paisagens poluídas, com intuito de inserir os impactos que o ser humano provoca nos rios e florestas.

 

“A mensagem que queremos passar é que a poluição do meio ambiente provoca a morte dos bichos e que não devemos jogar lixo nos rios e nas matas. Também não podemos jogar lixo nas ruas, porque nas chuvas elas vão parar nos rios”, afirma Lorena Miranda.

 

Os outros autores do livro são Ana Laura dos Santos, Janaína Aparecida Batista Aguiar, Letícia Bruna Marçal, Mariângela Fátima de Araújo e Vinícius Reis Caldeira, todos analistas ambientais do IEF.

 

Clique aqui para acessar o livro ‘Vamos colorir: Fauna das Gerais’ e o “Álbum de Figurinhas: Fauna das Gerais”.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema