IEF lança revista em quadrinho em campanha contra tráfico de animais

Notícia

Qua, 30 set 2009


O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Gerência de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção, lança a revista em quadrinhos “Fauna das Gerais” como parte da Campanha Estadual de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. A Campanha conta com o apoio do Governo de Minas, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Polícia Militar de Minas Gerais.

A cartilha, em forma de revista infantil em quadrinhos, é a primeira no estado de Minas Gerais, foi elaborada pelo projeto ambiental Psit e será distribuída para milhares de crianças do estado. Através do gibi, a "Turma do Psit" apresentará às crianças, de forma simples e lúdica, detalhes sobre as questões do tráfico no Brasil. Segundo o gerente de Proteção a Fauna, Flora e Bioprospecção do IEF, Miguel Ribon, a distribuição do material terá início na cidade de Governador Valadares nos dias 21 e 22 de outubro.

Na ocasião ocorrerá o evento de envolvimento com a campanha voltado para o público infantil das escolas municipais e estaduais da região. As crianças participarão de um “Circo Ambiental” onde terão acesso a oficinas de reciclagem, palestras sobre tráfico de animais, teatro sobre prevenção de incêndio e uma área de lazer com brinquedos infláveis.

O encontro também acontece nas cidades de Mariana e Divinópolis em novembro e contará com profissionais da área ambiental, monitores, trupe circense, oficineiros e equipe de produção. A estimativa é que cerca de 800 crianças participem em cada município.

De acordo com o gerente, o trabalho com o público de oito a doze anos é fundamental para a formação de opinião consciente. “Estamos preocupados, principalmente, em promover uma educação ambiental com as crianças que tomarão as decisões certas no futuro e que são uma ponte para a conscientização das famílias também”, ressalta o gerente.

Ribon explica que a Campanha Estadual de Combates ao Tráfico de Animais Silvestres visa promover ações educativas sobre o comércio ilegal da biodiversidade em Minas Gerais. Durante 180 dias, entre junho e novembro, o IEF promove ações em pontos estratégicos do estado. “Esperamos sensibilizar a sociedade civil mineira, buscando uma conscientização sobre os danos do comércio ilegal de animais silvestres e estimular sua participação nas ações de preservação da fauna” afirma o gerente.

A captura de animais para comercialização ilegal consiste numa das maiores agressões à manutenção da biodiversidade, colocando em risco de extinção muitas das espécies nativas. Este comércio ilegal da vida selvagem é a terceira maior atividade ilícita do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais