O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Estação Ecológica Sagarana, participa do 2º Encontro de Parceiros do Vale do Urucuia.O evento acontece entre os dias 09 e 12 de outubro em Sagarana, distrito de Arinos, região noroeste de Minas Gerais. O encontro, em sua segunda edição, conta com diversas atividades culturais, artísticas e educativas.
Com o tema “Sagarana: feito Rosa para o Sertão – cultura, identidade e sustentabilidade”, o evento terá uma programação variada com oficinas de fotografia, tecelagem, teatro, jogos educativos em papel reciclado, caminhada ecoliterária, plantio de mudas, lançamento e divulgação de programas e projetos potencializadores do desenvolvimento regional sustentável. Debates, palestras, exposição de artesanato regional, contadores de histórias, shows e danças, também, enriquecerão o evento.
Segundo o gerente da Estação Ecológica Sagarana, Fernando Duarte Vilaça, o IEF irá participar de atividades como a Caminhada Ecoliterária, que acontece no domingo (11), a partir das 7h, na Trilha da Cachoeira do Boi Preto. A caminhada será interpretativa apontando o cerrado e as riquezas da região a partir dos livros de Guimarães Rosa.
Além disso, no sábado (10), acontece a Caravana IEF. Haverá plantio de mudas de árvores nativas feito pelos alunos das escolas da região. “Cada criança será responsável por uma árvore, isso desperta a consciência de preservação do meio ambiente”, afirma o gerente. Teatros, gincanas e brincadeiras fazem a festa da criançada. Durante a caravana acontecerá a premiação do concurso realizado com as crianças na Semana florestal. Os alunos fizeram desenhos e frases sobre a importância da árvore e os ganhadores serão premiados com kits do IEF.
O gerente explica que atividades como essas mostram a importância do meio ambiente e integram a população com a Estação Ecológica. “Quando o meio ambiente se envolve em programações culturais faz com que a população participe de mais ações ambientais”, ressalta Vilaça.
O encontro vem ganhando repercussão nacional e tem o objetivo de promover e divulgar a obra de Guimarães Rosa, favorecendo o conhecimento da literatura sob o signo de inúmeras linguagens. É uma ocasião em que a comunidade estreita e reafirma seus laços com os parceiros e apoiadores dos Projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável do Vale do Rio Urucuia
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.