Entre os dias 21 e 26 de setembro atividades em mais de 60 municípios marcarão as comemorações da Semana Florestal de 2008 em Minas Gerais. Com o tema ‘Plante para o futuro', a celebração do início da primavera e, principalmente, do Dia da Árvore (21/09) promete mobilizar todo o Estado sobre a importância da preservação da natureza para garantir um futuro melhor.
As comemorações promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), pretendem mobilizar as comunidades urbanas e rurais do Estado sobre a necessidade de recuperar e conservar as florestas e, consequentemente, a biodiversidade. Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, Escolas, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.
O tema da Semana em 2008 pretende estimular a reflexão em cada indivíduo sobre a contribuição pessoal para a proteção ao meio ambiente. "Pequenos gestos como cuidar de uma árvore, jogar o lixo no lugar adequado ou preservar uma nascente são essenciais para garantir a vida no planeta", afirma a analista ambiental e organizadora da Semana Florestal, Cenira Araújo Florêncio. "As ações individuais são fundamentais para que as políticas públicas para conservação ambiental tenham sucesso", completa.
Entre as atividades serão realizados plantios de árvores em diversas regiões envolvendo alunos de escolas e moradores. "O ato de plantar uma árvore incentiva, especialmente nas crianças, a formação de uma consciência ambiental que pode ser a garantia da qualidade de vida no futuro", observa Cenira Araújo. Com a mesma motivação, está prevista a realização de blitzen ambientais em estradas, palestras, visitas a viveiros e unidades de conservação. "Até o momento, já foram confirmadas cerca de 150 atividades em todo o Estado", afirma Araújo.
A analista ambiental observa que a comemoração da Semana Florestal é uma atividade tradicionalmente realizada pelos Escritórios Regionais, Núcleos e Agências do IEF espalhadas por Minas Gerais. "Em 2008, o Instituto procurou sincronizar os esforços para que a mensagem ganhe força e que a preservação da natureza se torne prioridade na vida das pessoas", afirma.
A relação das atividades da Semana Florestal está disponível na internet, na página do IEF: www.ief.mg.gov.br
Capital
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Semana Florestal terá dois grandes eventos em áreas de extrema importância para a biodiversidade e manutenção da qualidade de vida. A realização de atividades nos Parques Estaduais da Serra do Rola-Moça e do Sumidouro pretendem destacar os trabalhos realizados pelo Governo de Minas na preservação de áreas vitais nas regiões Sul e Norte na capital.
No dia 21, o dia da Árvore será comemorado no Parque Estadual do Sumidouro, enfocando os esforços para a recuperação do rio das Velhas e região. A unidade de conservação, localizada nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, foi escolhida como palco da celebração para demonstrar que as ações de recuperação e conservação da natureza são executadas simultaneamente como parte do planejamento do Sistema Estadual de Meio Ambiente.
Na região norte da RMBH estão sendo executadas ações para cumprimento do Projeto Estruturador do Governo de Minas ‘Recuperação da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010', que pretende recuperar a qualidade da água da bacia hidrográfica do rio das Velhas, principal afluente do rio São Francisco. O IEF também vem intensificando as ações de preservação na região com a implantação dos Parques Estaduais do Sumidouro e Serra Verde e a execução de um trabalho de identificação de áreas para proteção. As ações do Instituto fazem parte do Projeto Estruturador ‘Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica', também parte do planejamento do Governo Estadual para promover a melhoria da qualidade ambiental em Minas.
A região Sul da RMBH será mobilizada no dia 22, com a realização de atividade no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, onde acontecerá a cerimônia de abertura da Semana Florestal 2008, com as presenças de representantes de todos os setores interessados na preservação da unidade de conservação, uma das mais importantes do Estado e vital para Belo Horizonte por abrigar mananciais que garantem o abastecimento de água de diversos bairros da capital.
O evento reunirá representantes das comunidades que vivem no entorno da unidade de conservação, de empresas, instituições governamentais, ambientalistas e artistas ligados à proteção do meio ambiente. A ação antecipa as comemorações do aniversário de 14 anos do Parque, que acontecerá no dia 27. No evento serão homenageadas as pessoas que mais se destacaram em Minas Gerais na proteção e desenvolvimento das matas mineiras com o Diploma de Mérito Florestal. A homenagem é entregue anualmente desde 1969 e já premiou 184 pessoas e empresas.
Ascom / Sisema