IEF promove campanha Ação Ambiental em Boa Esperança

Notícia

Qua, 05 nov 2008


Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto do fogo e a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Esperança, realiza no dia 08 de novembro, no município de Boa Esperança, Minas Gerais, a campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Ação Ambiental, com a participação da Caravana Arrumação, do ator e apresentador, Saulo Laranjeira.


O município de Boa Esperança foi escolhido por abrigar um dos Parques do IEF, o Parque Estadual Serra da Boa Esperança, local de grande ocorrência de focos de calor.  A programação do evento inclui atividades educativas e informativas sobre prevenção e combate a incêndios florestais, para sensibilizar as comunidades do entorno das unidades de conservação, buscando integrar de forma participativa e co-responsável, governo e sociedade, de forma a garantir a integridade dos diversos ecossistemas protegidos. Para finalizar os trabalhos, haverá uma apresentação de teatro e show da Caravana Arrumação – Teatro sobre Rodas, coordenada por Saulo Laranjeira.


A campanha Ação Ambiental tem caráter interdisciplinar e pretende visitar, até o final do ano, algumas cidades mineiras incentivando a participação comunitária na proteção e preservação da biodiversidade no Estado, além de promover o contato direto com os membros das comunidades das áreas de abrangência da unidade de conservação, na difusão de tecnologia e informações.

A Ação Ambiental conta ainda com a van de educação e comunicação ambiental do IEF, Libélula I, que será o escritório móvel do Instituto para atender os produtores rurais. Equipada com aparelhos audiovisuais, a Libélula irá ajudar na conscientização das comunidades em relação ao uso do fogo e na preservação da biodiversidade, motivando os participantes a contribuir para a prevenção de queimadas.

Parque Estadual Serra da Boa Esperança – Criado pelo Decreto nº 44.520 em 16 de maio de 2007, o Parque está localizado no município de Boa Esperança, no sudoeste do Estado, às margens do Lago de Furnas. A UC tem área de 5.873 hectares e é administrada pelo IEF.

 

A conservação dos abundantes recursos hídricos da região é um dos principais motivos da criação do Parque. A área abriga várias nascentes e cursos d’água de tributários do Rio Grande e do Lago de Furnas e que são responsáveis pelo abastecimento de comunidades e de propriedades localizadas no sopé da Serra. A área apresenta, ainda, vegetação representativa de Mata Atlântica, cerrado e campos de altitude em bom estado de conservação.

 

O Parque reúne grande potencial turístico com suas gargantas, cânions, cachoeiras e corredeiras. Os cursos d’água, de aspecto cristalino, indicam a boa qualidade para o consumo humano e de animais, tornando a preservação dos mananciais de primeira necessidade para o abastecimento das comunidades e fazendas localizadas no sopé da Serra.

 

Ascom/Sisema