Fotos:Divulgação IEF
Conselheiros das APAs São José e do Refúgio de Vida Silvestre (REVS) tomam posse para o biênio 2019/2020
Foi realizada na última terça-feira, 04 de dezembro, a posse do Conselho Consultivo das Áreas de Preservação Ambiental (APA) São José e do Refúgio de Vida Silvestre (REVS) Libélulas da Serra São José, gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A posse foi realizada no auditório da Casa da Serra, no município de Prado. O mandato dos conselheiros é para o biênio 2019/2020.
Estiveram presentes na cerimônia de posse a coordenadora de Áreas Protegidas do Regional Centro Sul do IEF, Ana Paula Cerqueira; o gerente da APA São José, Itamar Christófaro; o gerente do REVS Libélulas da Serra São José, Guilherme Philipe, além de representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos municípios de Prados, São João Del Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas.
De acordo com o gerente da APA São José, Itamar Christófaro, o objetivo do Conselho é dar suporte às ações de gestão das Unidades de Conservação, bem como legitimá-las através da ação participativa. “O Conselho é fundamental para dar visibilidade às ações e atos da gestão das UCs para a sociedade”, disse.
Na ocasião também foi apresentado um vídeo sobre as unidades de conservação, com a descrição da criação delas, bem como a localização e delimitação das áreas, o tipo de vegetação encontrada, os municípios do entorno, a biodiversidade existente, funções e importância do trabalho de gestão do Instituto para as Ucs.
Segundo a monitora ambiental do IEF, Fabiana Costa, que fez a abertura da cerimônia, o Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais das Unidades de Conservação, bem como de sua integração com a sociedade.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema