Dois mascotes prometem envolver as crianças e a população durante a Semana Florestal promovida pelo Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em João Monlevade, entre os dias 21 e 27 de setembro. No município, localizado na região do Vale do Aço, serão realizadas atividades de educação ambiental, plantio de mudas e até uma missa ecológica fazem parte da programação.
A organizadora da semana em João Monlevade, Neila Cristina Ferreira, explica que foram criados dois mascotes: a árvore Arvoreca e o Palhaço Reciclão. “Muitas atividades planejadas são voltadas para crianças, estudantes das escolas municipais e estaduais, e as ações desses dois personagens são baseadas no tema meio ambiente. Acreditamos que, dessa forma, conseguiremos alertar para a importância da preservação ambiental”, diz.
No dia 21, serão realizadas blitze em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A idéia é parar os veículos para entregar aos motoristas panfletos informativos e mudas, doadas pelo IEF. Além disso, cerca de 50 mudas serão usadas no replantio de área próxima ao velório da cidade. “Essas espécies vão ser plantadas pelos estudantes da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas”, ressalta Neila.
Um concurso vai escolher os melhores desenhos e frases, ligados ao tema “Árvores da minha vida”, feitos pelos alunos das 4ª e 5ª séries da Escola Estadual Antônio Papini. As frases serão entregues no dia 22 e resultado será divulgado no dia 24. A programação contempla, também, as pessoas da terceira idade, que poderão participar de uma gincana ambiental promovida, no dia 23, em parceria com o Lions Clube. Nesse dia também serão realizadas palestras sobre os temas tráfico de animais, lixo e coleta seletiva.
Encerrando a programação, no dia 25, será apresentada uma peça teatral, aberta ao público, na Praça do Povo, às 19h. No domingo, dia 27, será celebrada uma missa ecológica e durante o ofertório serão doadas mudas aos fiéis.
Semana Florestal - As comemorações da Semana Florestal são promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e pretendem alertar as comunidades urbanas e rurais do Estado para a conservação das florestas e, conseqüentemente, da biodiversidade.
Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, escolas, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.