Informamos que a Estação Ecológica de Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira, está temporariamente fechada em função do risco de contaminação de febre amarela. A medida recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) visa garantir a segurança da população, tendo em vista que foram confirmadas mortes de macacos nessa área, em decorrência da doença. O alerta vale para outras seis unidades de conservação, que não estão fechadas, mas se localizam no entorno de áreas onde houve morte de primatas. Os macacos não transmitem a febre amarela a humanos, mas a morte deles é um indicativo da circulação do vírus. Orientamos a população dessas regiões que procure um posto de saúde e atualize o cartão de vacina. Pessoas entre 9 meses e 59 anos devem se vacinar. Apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção ao longo de toda a vida. A cobertura vacinal no Estado de Minas Gerais atingiu 81%, mas a meta é de 95%.
Os Parques Estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi estão com visitação e atividades recreativas temporariamente suspensas. No Parque Serra do Rola Moça, a medida foi adotada depois de um morador de Brumadinho, na Grande BH, ser internado no Espirito Santo com o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
UNIDADE TEMPORARIAMENTE FECHADA:
* Estação Ecológica de Mar de Espanha
UNIDADE COM ATIVIDADES TEMPORAIAMENTE SUSPENSAS:
* Parque Estadual Serra do Rola Moça
* Parque Estadual do Itacolomi
UNIDADES EM ALERTA (Devido à proximidade de áreas onde houve morte de primatas):
* Estação Ecológica do Cercadinho
* Parque Estadual Serra Verde
* Parque Estadual da Baleia
* Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José
O Parque Estadual tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Pertence à categoria de unidades de conservação de proteção integral e é de posse e domínio públicos.
A visitação está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas no regulamento da unidade.
A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas.
Parque Estadual é uma categoria de unidades de conservação, que se destaca pela grande beleza cênica e relevância ecológica. Os parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção, os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras), as formações geológicas; conservar valores culturais, históricos e arqueológicos e promover estudos e pesquisas científicas, educação e ambiental e turismo ecológico.
Ascom/Sisema