Toma posse na próxima segunda-feira (27) na sede da Apa Fernão Dias situada a Rua Maria Aparecida Vargas, 100 - Centro, em Camanducaia, sul de Minas, a partir da 9h00, o novo Conselho Consultivo da Área de Preservação Ambiental. O Conselho da APA Fernão Dias é composto por 24 membros, sendo 12 efetivos e 12 suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.
O Conselho Consultivo é um espaço de discussão e negociação dos problemas e demandas ambientais, bem como de sua integração com a sociedade. A gerente da APA, Raquel Junqueira Costa, acredita que os conselheiros são importantes para que a Unidade de Conservação possa cumprir seu papel. "Por meio da representação de diferentes setores da sociedade é desenvolvido um trabalho desde a implementação do Plano de Gestão e da identificação de atividades potencialmente causadoras de impacto dentro da APA, até a proposição de diretrizes de trabalho e a integração da APA com a comunidade", completa.
Estarão presentes na cerimônia o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas, Humberto Candeias Cavalcanti e a Diretora de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas, Nádia Aparecida Silva Araújo.
A APA Fernão Dias teve sua origem no processo de licenciamento ambiental do projeto de duplicação da BR-381, Rodovia Fernão Dias. Sua criação foi sugerida pelo Estudo de Impacto Ambiental da obra, com a intenção de compensar o impacto gerado com a duplicação da rodovia. Sua extensão é de 180.373 hectares e abrange os municípios de Brazópolis, Camanducaia, Extrema, Gonçalves, Itapeva, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Toledo. A APA está localizada nas bacias dos rios Jaguari, Sapucaí e Sapucaí-Mirim, que abastecem cidades em Minas Gerais e São Paulo.
Fonte: Ascom/ Sisema