Os 24 conselheiros têm mandato até 2014 e a missão de buscar soluções para os problemas e demandas socioambientais da unidade de conservação. O Conselho é composto por representantes das prefeituras locais, dos governos Estadual e Federal, do setor produtivo, associações comunitárias, organizações não governamentais e comunidade científica.
O presidente do Conselho e gestor da APA Sul, Luiz Roberto Bendia, destacou o aprendizado proporcionado pelo trabalho com os antigos conselheiros. “Todos os que integram o Conselho serão sempre lembrados por sua colaboração e empenho na defesa da unidade de conservação”, afirmou.
Para o diretor geral do IEF, Marcos Affonso Ortiz Gomes, os conselheiros integram um fórum de participação importante que leva a um grande aprendizado de democracia. “O Conselho é o espaço para o compartilhamento de pensamentos, decisões e responsabilidades. Na conservação ambiental, a responsabilidade é de todos”, avaliou.
A APA
A APA Sul está inserida nos municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Brumadinho, Nova Lima, Caeté, Itabirito, Raposos, Rio Acima, Santa Barbara, Barão de Cocais, Catas Altas, Mário Campos e Sarzedo. Está distribuída em duas grandes bacias hidrográficas: do Rio São Francisco e do Rio Doce.
As nascentes e mananciais existentes na área são responsáveis pelo abastecimento de cerca de 70% da população de Belo Horizonte e de 50% da população da Região Metropolitana. A área está inserida ainda na Serra do Espinhaço, declarada Reserva Mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Na APA Sul podem ser encontrados remanescentes significativos da vegetação nativa do Estado, como as regiões do Caraça e Gandarela, além de unidades de conservação de proteção integral como o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e as Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos.
A APA Sul é uma das 16 unidades de conservação da categoria existentes em Minas e administradas pelo IEF, órgão que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). No total, o Estado possui 299 unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável, que garantem a proteção de cerca de 3 milhões de hectares de remanescentes dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga.
Novos conselheiros da APA Sul iniciam mandato - IEF
Novos conselheiros da APA Sul iniciam mandato
Notícia
Qui, 14 jun 2012