Divulgação Sisema
Evento une prática esportiva a outras atividades como plantio de mudas e atividades nas salas temáticas do parque
O Parque Estadual Mata do Limoeiro, unidade de conservação administrada pelo Instituo Estadual de Florestas (IEF), realizou, nos dias 18 e 19 de maio, a 8° Volta da Mata do Limoeiro, evento que une a prática esportiva às atividades desenvolvidas na unidade de conservação. Nesta edição, o evento reuniu 205 participantes, mas cerca de 430 pessoas estiveram na sede do Parque para participar de outras atividades.
Os participantes da corrida puderam se aventurar no interior da unidade de conservação e da mata, passando por obstáculos como córregos, pontes e pinguelas. Além da corrida, houve plantio de mudas nativas e atividades nas salas temáticas da sede do Parque. No Sábado (18), foi realizado o percurso Double, com 17km, sendo duas voltas no Parque. No domingo (19), foi uma volta no Parque, totalizando 8,5km.
“A atividade foi uma ótima oportunidade para aliar a prática esportiva à educação ambiental e também para envolver os participantes com o ambiente do parque”, afirma o gerente da Unidade de Conservação, Alex Amaral. “Eventos dessa natureza ainda estimulam a economia turística local, uma vez que os participantes vindos de outros municípios utilizam a infraestrutura da cidade, gerando renda local, tanto de forma direta como indireta, pois movimenta a cadeia econômica ligada ao turismo”, disse.
Todos os anos é eleito um mascote para o evento. Neste ano, o escolhido foi o gavião pega macaco, que foi estampado nas medalhas e troféus. Foram realizadas, ainda, ações de educação ambiental com as crianças sobre a importância e ecologia desse animal. A espécie pode ser encontrada em clareiras e bordas de florestas, ocorre do sul do México até a América do Sul, estando presente em todo o Brasil (exceto nas regiões áridas do Nordeste e nos Pampas Gaúchos).
“O evento é muito importante, pois é mais uma forma de abertura do parque para a sociedade, reafirmando nosso papel de um parque inclusivo e aberto”, afirma o gerente. “Acreditamos na importância de eventos que alinhem natureza e lazer no parque, pois por meio deles temos a oportunidade de disseminar o significado da criação do parque e de sua biodiversidade”, completa.
A Volta
A Volta da Mata do Limoeiro teve início em 2014 e tem grande importância para o parque. “Já em sua 8ª edição, o evento se mantém com bases sólidas, unindo parceiros e consolidando a oportunidade de unir a proteção ambiental com o esporte, além de proporcionar aos participantes um contato mais próximo com a natureza. A atividade proporciona, ainda, a possiblidade de educação ambiental, da conscientização para a preservação, da proteção da biodiversidade, do fomento ao ecoturismo, e principalmente, a divulgação do parque de uma forma muito positiva”, destaca o gerente.
A edição 2024 contou com a participação de voluntários selecionados por meio do Programa de Voluntariado do IEF. Eles desempenharam tarefas como recepção, triagem e orientação de visitantes, atividades de educação ambiental e pesquisa de satisfação, dentre outras."Voluntariado não é só uma palavra. É amor, dedicação e também ação”, declarou o gerente.
O evento contou também com o patrocínio de diversos parceiros, como a Prefeitura Municipal de Itabira, o grupo Belmont e a Unimed. “O Parque conta ainda com o apoio do Itabirano Anderson Cerceau na organização do evento desde sua primeira edição”, lembra Alex Amaral.
O Parque
A unidade de conservação está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó, no distrito de Ipoema, em Itabira, na Região Central de Minas.
O parque ocupa uma área de 2.056,7084 hectares e nele podem ser observados fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. A Unidade de Conservação possui diversos atrativos turísticos, com destaque para as cachoeiras Três Quedas, Paredão, Gabriel e Lagoa do Limoeiro, e abriga, ainda, corredeiras, mirantes e grutas.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema