A escola desenvolve, há cerca de 15 anos, o Projeto Cidadania na Escola que promove diversas atividades, dentre elas a Educação Ambiental. Dentro das atividades programadas para a Semana de Meio Ambiente, cerca de 30 alunos da 8ª série plantaram mudas das espécies patas de vaca e quaresmeira, em local separado para a atividade dentro da escola.
“Acho muito legal plantar árvores porque plantamos hoje para nossos filhos e netos. E se não fizermos isso, o que nossos filhos terão no futuro?”, disse Geovane Vagner, um dos alunos participantes da ação.
O professor de Educação Física da escola, Mário Lúcio de Oliveira, também ressaltou a importância da realização desse trabalho, feito de forma interdisciplinar entre as matérias estudadas pelos alunos. “É muito importante trabalhar a interação da educação física e das outras disciplinas com o meio ambiente”, disse.
O professor de matemática, Lorival Alves Freitas, também frisou a importância desse trabalho. “Temos tido resultados muito positivos com esse projeto. Os alunos precisam fazer parte do processo e dar a sua contribuição. Eles têm necessidade de se envolver e nós estamos dando essa oportunidade a eles com ações práticas”, disse.
No início da trilha, os alunos receberam orientações e explicações do gerente do Parque, André Santana, sobre a degradação ambiental causada pelo homem em uma área do parque bem próxima à área urbana. “Precisamos fazer um trabalho de recuperação dessas áreas. Esse passeio é muito importante, pois os alunos terão a oportunidade de aprender e conhecer um local próximo de suas casas e que precisa ser preservado”, ressaltou.
Santana falou também sobre a relevância da preservação de várias espécies da flora e fauna, presentes no parque e que estão muito perto da cidade. “É importante trabalhar essa conscientização nos alunos, pois isso servirá para a vida toda. O ser humano precisa desse contato com a natureza, no sentido de conhecê-la e poder preservá-la”, disse.
No meio da trilha uma apresentação teatral realizada pelo Grupo Cóccix Cia. Teatral, animou os alunos da escola estadual e transmitiu valores ambientais, como a questão do desperdício e da preservação ambiental da mata, evitando jogar lixo e colocar fogo na proximidade de uma área protegida.
Fonte: Assessoria de comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos