De janeiro a junho deste ano, o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) do Instituto Estadual de Florestas (IEF) formou 871 pessoas nos cursos de brigada voluntária, resgate, GPS e Técnica de Emprego de Aeronave de Combate a Incêndios Florestais (Teacif). O objetivo da ação é capacitar guarda-parques e a população moradora do entorno das Unidades de Conservação Estadual a fim de que eles prestem os primeiros socorros à área atingida por queimadas.
De acordo com a gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Cláudia Melo, os brigadistas voluntários têm papel importante no combate às queimadas. “Como muitos deles moram próximo à Unidade de Conservação, são os primeiros a combater as chamas. E é essa ação que, em muitos casos, impede que o incêndio tome grandes proporções”, ressalta.
Durante o curso, são passadas todas as técnicas que vão orientar os brigadistas a combater os incêndios de forma adequada. Além disso, eles aprendem a Técnica de Emprego de Aeronave de Combate a Incêndio (Teacif). Nesse curso são apresentadas aos voluntários todas as partes das aeronaves usadas no combate às chamas e as formas seguras de se aproximar delas. “São mostrados os comandos do helicóptero e qual a forma correta de entrar e sair dele com segurança”, explica Cláudia.
Os brigadistas aprendem, também, a usar o GPS a fim de fazer a marcação da área queimada ou qualquer outro levantamento de área que seja necessário. O curso inclui, ainda, técnicas de resgate para que ele saiba como socorrer vítimas em caso de acidentes.
Ainda segundo a gerente, os brigadistas voluntários recebem informações de como fazer uma queima controlada e a fazer aceiros, sem causar prejuízos ao meio ambiente. “Como oferecemos os cursos a pessoas da comunidade, elas levam para o dia a dia as informações repassadas e têm mais consciência ao fazer a queima em suas propriedades. As pessoas sabem que se o fogo se alastrar e passar do limite do terreno elas poderão ser responsabilizadas. Com isso, a cada ano registramos redução na área das queimas controladas”, informa.
Os cursos são gratuitos, têm duração de três dias e são ministrados nas Unidades de Conservação administradas pelo IEF. As turmas têm de 15 a 35 alunos e os interessados podem procurar a unidade de conservação mais próxima de sua comunidade ou entrar em contato com o IEF pelo email previncendio.ief@meioambiente.mg.gov.br.
Escute também matéria no Agência Minas
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.