Publicação apresenta 136 projetos de educação ambiental do IEF em MG

Notícia

Sex, 18 mai 2018


Crédito: Divulgação IEF

Foto para Notícia Intranet PublicaçãoIEF

Publicação apresenta 136 projetos de educação ambiental desenvolvidos pelo IEF

Programação ambiental em rádio comunitária, orientações para produção de mudas e até identificação de corredores ecológicos por geoprocessamento são algumas das ações desenvolvidas com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Minas, listadas em publicação comemorativa de aniversário. O documento, batizado de “IEF - 55 anos de compromisso com a natureza” foi publicado nesta quarta-feira, 16 de maio, com 136 iniciativas desenvolvidas pelo órgão em 2017, ano que marcou a comemoração dos 55 anos da autarquia do Governo de Minas Gerais.

O catálogo de ações apresenta uma síntese de projetos selecionados e suas ações de educação ambiental. O organizador do projeto, analista ambiental Ricardo Henrique Cottini, explica que os 136 projetos foram selecionados dentre 361 iniciativas identificadas nas 13 unidades regionais e na sede do IEF, abrangendo todo o território do Estado. O material pode ser acessado para download na internet - clique aqui. 

“A pesquisa foi feita em um período de um ano e incluíram ações das equipes das unidades de conservação, viveiros e agências avançadas, com os temas florestas, pesca, biodiversidade, incêndios florestais, água, fauna, resíduos sólidos, enfim, todos ligados à gestão ambiental”, afirma.

Dentre os projetos selecionados está a Rádio Ambiental Comunitária de São Gonçalo do Rio Preto, na Região do Alto Jequitinhonha. Surgida com o apoio do IEF, a rádio mantém um programa de informação ambiental, numa região com grande número de unidades de conservação, com destaque para o Parque Estadual do Rio Preto.

Já no Sul de Minas, no município de Boa Esperança, no entorno do Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, é desenvolvido um trabalho com foco na conservação da água e da fauna. Por meio da iniciativa, é feito o reflorestamento com plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e também de prevenção de incêndios florestais.

Outro projeto descrito na cartilha é o de microcorredores ecológicos no entorno do Parque Estadual de Grão Mogol, no Norte do Estado. O trabalho identifica, por meio de geoprocessamento, os espaços que apresentam conectividade entre fragmentos florestais e o Parque Estadual de Grão Mogol.

Ricardo Cottini integra a equipe da Assessoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e destaca que as ações descritas no catálogo estão focadas em promover a Educação Ambiental para a formação de uma consciência coletiva conservacionista e de valorização da natureza.

“Os critérios de seleção dos projetos levaram em consideração o alcance, efetividade, participação social e capacidade em promover transformações conforme as peculiaridades de cada região”, explica Cottini. Ele explica ainda que os resultados alcançados nos trabalhos mostram o trabalho de interação e parceria do IEF com os diversos segmentos da sociedade nos territórios do Estado.

Em 2017, as atividades de educação ambiental realizadas pelo IEF atingiram um público de 1.326.264 de pessoas em 10.655 eventos realizados. Dentro do público atingido, 34% se refere a alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Em segundo lugar, a sociedade civil em geral, com 26,5%, seguidos por empresas, produtores rurais, professores, servidores do Sisema e comunidades tradicionais do entorno de unidades de conservação.

Os principais temas abordados nas atividades foram fomento florestal, água, incêndios florestais, unidades de conservação, fauna silvestre e resíduos sólidos. 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema