Rota das 10 Cachoeiras recebe incentivo financeiro para desenvolvimento do turismo

Notícia

Ter, 21 jul 2020


 
Foto: Divulgação/IEF

ROTA 10 DENTRO

Rotas das 10 cachoeiras vai receber incentivo para desenvolvimento do turismo

 

Quinze famílias do entorno do Parque Estadual da Serra do Intendente (PESI) e que fazem parte do circuito da Rota das 10 Cachoeiras vão receber consultoria gratuita de profissionais das áreas de turismo e arquitetura. A iniciativa faz parte de um projeto da Associação Viva Cidade, desenvolvido em parceria com a unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com a prefeitura de Conceição do Mato Dentro, além do apoio da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

 

O projeto de nome “Incentivo para Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária, na Rota das 10 Cachoeiras” foi um dos ganhadores do edital Programa Crescer, da empresa Anglo American. Serão destinados R$ 40 mil para a cobertura de despesas de transporte e hospedagem de seis alunos da faculdade de turismo da UFVJM, durante período de diagnóstico, para o desenvolvimento e entrega de um plano de ação para melhoria da estrutura turística local e elaboração de plano de negócio para essas famílias.

 

As comunidades de Três Barras, Cubas, Tabuleiro, Parauninha, Candeias e Baú, que circundam o Parque, no município de Conceição do Mato Dentro, têm seus caminhos traçados com os atrativos da Rota e com diversos serviços oferecidos na região. O turismo de base comunitária tem como principais componentes a promoção da conservação ambiental, valorização da identidade cultural e geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras. Sendo assim, a Rota das 10 Cachoeiras é uma estratégia que possibilita o envolvimento das comunidades por meio da prestação de serviços, como hospedagem, alimentação, condução de visitantes, comercialização de artesanatos e produtos locais.

 

Durante um período de 20 dias, os universitários farão o levantamento das demandas dessas quinze famílias, em relação à adaptação de estrutura necessária para receber turistas e visitantes e, em seguida, terão apoio na construção de um plano de negócio. Uma consultoria também será fornecida pela Associação Viva Cidade, conforme explica a presidente da Associação, a arquiteta urbanista Fernanda Lima. “Essas famílias vão receber orientações para adaptação de suas construções ou até mesmo para fazerem novas, como banheiros, quartos, área de alimentação para que, assim, possam receber seus hóspedes. Tudo seguindo normas de segurança, higiene e saúde, além de respeitar o meio ambiente”, explica Fernanda. Essas melhorias, futuramente, vão permitir uma renda extra para essas famílias, já que vão estar mais aptas a receber turistas.

 

O gerente do PESI, Marcos Alexandre dos Santos, explica que o Projeto da Rota das 10 Cachoeiras, foi desenvolvido pelo IEF em parceria com a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e conta com o apoio de associações das comunidades do entorno, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), UFVJM, Associação Viva Cidade, Organização Não Governamental (ONG) Cáritas e de demais ONGs que atuam na região.

 

Ele conta que as atividades da Rota estão sendo ótimas oportunidades para estreitar o relacionamento com a comunidade do entorno da unidade de conservação. Segundo ele, o PESI dará apoio logístico e de comunicação ao projeto, incentivo para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária na Rota das 10 Cachoeiras, além de manter o monitoramento do cenário da Rota. “Essas ações são muito importantes para integrar o Parque ainda mais à comunidade. Quanto mais próximo delas estivermos, melhoramos, ainda mais, a relação das comunidades com o Parque e o meio ambiente”, afirma o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro.

 

Todas as atividades relacionadas ao Projeto da Rota das 10 Cachoeiras terão início logo após a situação da pandemia do coronavírus.

 

O Parque Estadual Serra do Intendente

 

Inserido nos Distritos de Tabuleiro e Itacolomi, no município de Conceição do Mato Dentro, o Parque abrange uma área de 13.508,83 hectares. A presença da unidade de conservação reforça o trabalho do Governo do Estado na proteção ao complexo do Espinhaço, reconhecido como Reserva da Biosfera em 2005, pelo programa ‘Homem e Biosfera', da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

Os Parques Estaduais Serra do Intendente, juntamente com o Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira formam um corredor contínuo de unidades de conservação nas altas terras da Serra do Espinhaço.

 

A Rota

 

A Rota das 10 Cachoeiras consiste em um percurso de 46 km, que poderá ser percorrido a pé, a cavalo ou de bicicleta e que será também sinalizado, além das trilhas que levam a cada atrativo, totalizando uma distância final de 80 km, caso o visitante decida visitar todas as cachoeiras. A Rota contempla em sua totalidade 10 cachoeiras. O percurso também contempla comunidades do entorno das áreas protegidas PESI e Parque Natural Municipal Tabuleiro (PNMT). O trajeto evidencia o grande potencial turístico da região, com unidades de conservação, presença de comunidades tradicionais, além das paisagens cênicas constituídas de uma rica biodiversidade.

 

AS CACHOEIRAS DA SERRA DO INTENDENTE

 

Cachoeira Três Barras

 

A cachoeira tem altura aproximada de 13 metros. Incrustada num paredão de 40 metros de extensão, forma um grande poço, propício a mergulhos. A parte de cima da queda d`água apresenta um poço comprido, formado pelo alargamento do rio Cubas e com águas muito tranquilas. A queda tem uma calha central onde passa grande volume de água. A vegetação do entorno é alta e densa. O paredão da Cachoeira também é muito procurado por escaladores e praticantes de rapel. É o principal ponto de lazer da comunidade e é também a primeira cachoeira da Rota.

 

Cachoeira Peixe Cru

 

Cachoeira do Peixe Cru, a segunda cachoeira da Rota, com sua cascata borbulhante e seu poço convidativo, inserida entre paredões rochosos de grande beleza.

Quedas do Ribeirão do Campo

 

A parte alta da Cachoeira do Tabuleiro é um espetáculo à parte, com suas quedas e poços, formações rochosas impressionantes e um mirante com vista para os infinitos vales e serras verdes. As quedas do Ribeirão do Campo são o terceiro atrativo da rota para quem percorre o caminho no sentido Sul para o Norte. A caminhada é exigente e deve ser guiada, mas a cachoeira no fundo do cânion é encantadora.

 

Cachoeira do Tabuleiro

 

Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais, a terceira do Brasil e a quarta cachoeira da Rota. Considerada pelo Guia Quatro Rodas, por duas vezes consecutivas, como a mais bonita do Brasil, também foi eleita uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. A quarta cachoeira da Rota.

 

Cachoeira do Congonhas

 

Está localizada em um afluente do Rio Preto, próximo à entrada do cânion ou boqueirão do Rio Preto. A Cachoeira é formada entre grandes paredões rochosos, de aproximadamente 90 metros de altura, com uma queda principal com pequeno volume d’água, que se divide e cai sobre rochas, provocando o efeito de Véu da Noiva. O poço da Cachoeira do Congonhas tem aproximadamente 86 m² e sua profundidade é pequena (1,5m no máximo). Suas águas são frias e transparentes. Essa é a quinta cachoeira da Rota. Em frente ao poço da cachoeira existem grandes lajes e a vegetação do entorno é de mata ciliar e de galeria, apresentando ainda cerrado e campos rupestres, bromélias gigantes e aloe vera (babosa nativa) presentes no paredão.

 

Cachoeira do Altar

 

A Cachoeira do Altar é uma belíssima queda formada pelo Córrego Teodoro, localizada no Parque Estadual Serra do Intendente, com 30 metros de altura. Com um delicioso poço para banho, está localizada em um local preservado, próximo ao topo da Cachoeira Rabo de Cavalo. A sexta cachoeira da Rota.

 

Cachoeira Rabo de Cavalo

 

A Rabo de Cavalo é uma belíssima cachoeira formada pelo córrego do Teodoro, de aproximadamente 192 metros de altura, dividida em três cascatas. Situada no Parque Estadual Serra do Intendente, recebe este nome, pois sua queda, com a força do vento, a transforma em um elemento semelhante a um rabo de cavalo em movimento.

 

Cachoeira do Bocaina

 

Está localizada no interior do Cânion do Peixe Tolo que apresenta quase 4 km de extensão. A Cachoeira do Bocaina é a segunda maior cachoeira da região, com aproximadamente 200 metros de queda livre e é a oitava cachoeira da Rota.

 

Cachoeira da Gurita

 

Um complexo de três cachoeiras, localizadas no interior do Parque Estadual Serra do Intendente. É a que é menos visitada e promete ser a grande novidade dos atrativos que serão abertos para visitação na unidade. A nona cachoeira da Rota.

 

Cachoeira do Roncador ou Prainha

 

Está localizada no Parque Estadual Serra do Intendente, próximo às localidades de Candeias e Baú. É um dos grandes atrativos naturais da região, pois sua queda forma um grande poço com uma belíssima praia de areias brancas. A décima cachoeira da Rota.

 

Viviane Lacerda
Ascom/Sisema