Em sua fazenda, Moisés dos Santos promoveu a recuperação de mata ciliar com espécies nativas, cercamento e aceiramento das áreas de Reserva Legal e de Áreas de Preservação Permanente, implantou projeto de psicultura, reflorestou com eucalipto, recuperou áreas de pastagens que estavam degradadas e sinalizou a propriedade com placas que contêm mensagens educativas sobre proteção da natureza e de conscientização sobre a ameaça das queimadas aos recursos naturais.
Como se não bastasse, o produtor ainda promove atividades esportivas, antecedidas de palestras sobre a preservação da fauna e flora e da questão ambiental de forma geral. Todas as atividades desenvolvidas pelo produtor têm acompanhamento técnico do IEF e da Emater.
A Fazenda Curriola da Serra Negra possui 182,4 hectares, dos quais 36,48 hectares são destinados à preservação ambiental. Moisés dos Santos recebe o a homenagem na solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (04/06) no Centro Mineiro de Referência em Resíduos.
O Diploma de Produtor Rural Modelo foi instituído em 1986, e em seus 21 anos de existência já premiou 88 agricultores em Minas gerais.
SERVIÇO
Solenidade de Abertura da Semana do Meio Ambiente
Local – Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Rua Belém, 40 – Bairro Esplanada – Belo Horizonte
Horário: 10:00h
Data: 03/06/08
Fonte: Ascom / Sisema