Cerca de 200 pessoas participaram da Audiência em que foram apresentadas, pela empresa contratada para consultoria, informações sobre o empreendimento e os possíveis impactos ambientais que poderão ocorrer com a instalação do Distrito Industrial.
O Distrito ocupará uma área total de 6 milhões de metros quadrados e pretende oferecer condições para que indústrias, principalmente minero-siderúrgicas se instalem na região. A japonesa Sumitomo e a franco-alemã Valolourec & Mannesmann (V&M) já anunciaram a construção de uma fábrica de tubos sem costura no distrito industrial, com investimentos previstos na ordem de US$ 1,6 bilhão de dólares.
Segundo a empresa de consultoria, o local para a construção do distrito industrial foi estrategicamente escolhido por sua localização e pela disponibilidade de recursos na região. A expectativa é que cerca de 400 empregos sejam criados nos oito meses previstos para a instalação do Distrito.
As comunidades dos municípios de Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas, participaram ativamente da audiência e apresentaram as preocupações e expectativas com a instalação do Distrito Industrial na região. A preservação das serras, das nascentes e rios da região, o desmatamento e questões sociais como o aumento da violência, a falta de capacitação profissional da mão-de-obra local, a infra-estrutura viária de acesso e também de urbanização dos municípios envolvidos, além da preocupação das famílias que serão desapropriadas foram os principais questionamentos apresentados pelas comunidades.
Segundo a moradora de Jeceaba, Imaculada Conceição Rocha, existe uma expectativa muito grande da população com a possibilidade da instalação de indústrias na cidade. “Para nós foi um ‘choque térmico’. O empreendimento despertou nas pessoas a vontade de estudar e se qualificar na esperança de um emprego”, disse.
O diretor de operações da Codemig, Marcelo Nassif, esclareceu os questionamentos da comunidade e ressaltou a importância da participação da comunidade para que o processo seja realizado de forma transparente. “A audiência pública faz parte do processo de licenciamento e nosso papel é abrir espaço para que a comunidade se manifeste sobre o empreendimento”, salientou.
O pedido de Licença Prévia (LP) para a instalação do Distrito Industrial em Jeceaba encontra-se em processo de análise pela Superintendência da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente (Supram Central). A Audiência Pública servirá de subsídio para substanciar e enriquecer o processo de licenciamento junto ao órgão.
Audiência Pública debate implantação de Distrito Industrial em Jeceaba - FEAM
Audiência Pública debate implantação de Distrito Industrial em Jeceaba
Notícia
Criado: Sex, 29 jun 2007 18:23 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56