Foto: Print/GoogleMeet
Workshops debatem plicação da AAE no setor da exploração do minério de ferro
A Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), um instrumento da política nacional do meio ambiente que pode contribuir para reforçar o compromisso da sociedade com o desenvolvimento sustentável, está sendo abordada em três workshops ao longo do mês de agosto. Os eventos são promovidos pela consultoria Tetra+, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Com foco na aplicação da AAE no setor da exploração do minério de ferro, os eventos acontecem de forma online, gratuitos, e contam com a participação da sociedade civil, universidades, setores público e privado.
Os dois primeiros workshops ocorreram esta semana, nos dias 8 e 10 de agosto, e abordaram as diretrizes e recomendações para alcançar os objetivos da AAE rumo a processos sustentáveis, conforme a visão de representantes de empresas privadas e da sociedade civil. No próximo evento, agendado para o dia 17, a discussão será com representantes do governo e de universidades.
"Embora o setor da mineração de ferro desempenhe um papel crucial na economia de Minas Gerais, os métodos de extração e beneficiamento do minério podem ocasionar impactos significativos ao meio ambiente. A adoção da Avaliação Ambiental Estratégica nesse setor é fundamental para garantir que o crescimento econômico seja pensado de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades locais", destaca o presidente da Feam, Renato Brandão.
Diretrizes e recomendações
No próximo workshop, com foco na participação de representantes do estado e de universidades, os participantes serão incentivados a discutir as diretrizes e recomendações para alcançar os objetivos da AAE rumo a processos sustentáveis e solucionar os desafios atuais relacionados a seis temas: Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios Mineradores: bons indicadores sociais X minero-dependência; Barragens de Rejeito: riscos de rompimentos; Fechamento de Minas: planejamento; Relacionamento entre as Empresas Mineradoras e as Comunidades do Entorno X Legitimação Social; Proteção do Meio Ambiente; e Água.
"Os workshops representam uma oportunidade para alinhar os interesses de diversas partes interessadas e estimular um diálogo construtivo sobre o futuro da mineração de ferro em Minas. À medida que a consciência ambiental e a busca por desenvolvimento sustentável aumentam, a implementação da AAE pode desempenhar um papel fundamental na determinação do rumo a ser seguido pelo setor da mineração de ferro no estado, além de contribuir para o desenvolvimento do Plano Estadual de Mineração", comenta Caroline Rocha, gerente de Avaliação Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Feam.
Inscrições
O workshop agendado para o dia 17 de agosto ocorrerá das 18h às 21h, e aqueles interessados em participar devem realizar a inscrição por meio deste link
Luciane Evans
Ascom/Sisema