Campanha de coleta de medicamentos vencidos será lançada hoje em BH

Notícia

Criado: Qua, 12 dez 2012 12:14 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05



A Campanha faz parte das ações do Grupo Temático de estudo, do qual a Feam é integrante, para implantação da logística reversa do setor de medicamentos no Estado de Minas Gerais, coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Feam foi convidada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) para participar do GT Minas.

A Campanha tem como objetivo levantar dados quantitativos da estimativa do volume de medicamentos vencidos ou em desuso descartado pela população, além de ampliar a participação de todas as entidades da cadeia produtiva e consumidora tais como: indústria, comércio, governo e sociedade, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a responsabilidade compartilhada e envolve fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, estados e municípios no gerenciamento ambiental adequado dos resíduos sólidos.

De acordo com a analista ambiental da Gerência de Resíduos Especiais da Feam, Tânia Cristina de Souza, os dados obtidos nesta Campanha irão auxiliar a modelagem do Relatório de Estudo da Viabilidade Técnica e Econômica para implantação da logística reversa aplicada ao setor de medicamentos, elaborado pela Anvisa. Espera-se também com este trabalho, obter dados do comportamento dos consumidores quanto à destinação dos medicamentos na fase de pós-consumo.

Os trabalhos de mobilização para a Campanha contam com a participação do Sistema Estadual de Meio Ambiente, por meio da Feam, da Secretaria de Estado de Saúde (SESMG), do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) e das entidades de classe dos setores empresariais do comércio e da indústria. A Campanha teve início em cinco municípios mineiros: Uberaba, Uberlândia, Barbacena, Lavras e Juiz de Fora. Em Belo Horizonte a Campanha começa nessa quarta-feira e terá como pontos de coleta dos medicamentos vencidos ou em desuso as farmácias e drogarias, que se credenciaram voluntariamente.

As farmácias e drogarias que ainda quiserem participar da Campanha devem se credenciar junto ao CRF/MG, (www.crfmg.org.br )onde receberão as orientações para participação e materiais de divulgação como: panfletos, urnas de coleta e Banners de identificação do ponto. Os medicamentos vencidos ou em desuso entregues nos pontos serão recolhidos por empresas de coleta e destinação final de resíduos, licenciadas ambientalmente e credenciadas pelo GT Minas para realizar este procedimento, sem custo para a farmácia ou drogaria participante.