Foi entregue na última quarta-feira (04/05), a terceira cadeira de rodas adquirida por meio da Campanha “Lacre do bem”, com o apoio do Programa Ambientação. A cadeira foi doada a Rafael Calixto, de 30 anos, que teve meningite aos três meses de idade, e desde então ficou paraplégico.
A campanha “Lacre do Bem” foi idealizada pela estudante Júlia Macedo, quando tinha apenas nove anos, e consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio. Com a reciclagem dos lacres, a Campanha adquire cadeiras de rodas, que são doadas para pessoas, creches e outras instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.
Crédito: Equipe Ambientação
Ana Karla, Ivete Macedo e Rafael Calixto
Crédito: Equipe Ambientação
Gabriel Rocha e Ana Karla (Gestores do Programa Ambientação) e Rafael Calixto.
A doação foi entregue pelos gestores do Programa Ambientação, Ana Karla e Gabriel Rocha e pela mãe da estudante Júlia, Ivete de Macedo.
De acordo com a mãe de Rafael, Maria Aparecida de Calixto, essa campanha é muito importante, à medida que ajuda várias pessoas com deficiência a conseguir cadeiras de rodas.
“A cadeira de rodas é um item indispensável para as pessoas que tem necessidades especiais e de locomoção, pois auxilia nas suas limitações”, argumentou Maria Aparecida.
A primeira cadeira adquirida foi doada para a Capela Católica Carismática de Santo Expedito e Nossa Senhora Cabeça, localizada no bairro Floramar. A segunda foi entregue ao Instituto Aletheia, localizado no bairro São Luiz, região da Pampulha.
Os lacres foram doados por servidores e colaboradores da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral são necessárias 140 garrafas de 2 litros (105 quilos), ou seja, 385 mil lacres.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema