Terminou nessa quinta-feira (23/03) a Capacitação regional em proteção, defesa civil e mudanças climáticas no território Caparaó. A oficina aconteceu de 21 a 23 de março, em Ponte Nova, e contou com a participação de cerca de 80 gestores municipais e profissionais atuantes em proteção e defesa civil local.
As oficinas, realizadas em uma parceira da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com o Gabinete Militar do Governador, por meio da sua Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, têm como objetivo capacitar os atores municipais e regionais para elaboração e implementação de ações locais, a fim de promover a redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas e o aumento da resiliência territorial em Minas Gerais.
"A participação local é muito importante, pois permite a sensibilização, mobilização e principalmente a atuação técnica das equipes responsáveis pela prevenção, mitigação e resposta eficiente aos impactos climáticos e desastres nos territórios", diz o gerente de Energia e Mudanças Climáticas (Gemuc) da Feam, Felipe Nunes.
Foto: CEDEC
Em três dias de curso, as oficinas abordaram temas relacionados à proteção e defesa civil bem como conhecimentos teóricos e aplicados para enfrentamento dos impactos climáticos. Com relação à mudança do clima, foram abordados os eixos: introdução à ciência das mudanças climáticas; os impactos da mudança do clima e mitigação e adaptação à mudança do clima em escala local.
Essa iniciativa integra a ação “Fortalecimento da Capacidade de Adaptação Local às Mudanças Climáticas em Minas Gerais”, do Programa Minas Mais Resiliente (PPAG 2016-2019). O Programa objetiva disponibilizar informações-chave para a tomada de decisão no âmbito das políticas públicas municipais e estaduais para adaptação às mudanças climáticas, com foco na diminuição dos potenciais impactos e aumento da capacidade de adaptação local.
Milene Duque
Ascom/Sisema