As capacitações têm como objetivo preparar os agentes para atuarem nos seus municípios, com vistas à minimização de perdas e danos e de ocorrência de acidentes de qualquer natureza. Durante as capacitações é aberto, também, espaço para participação e debate.
Durante três dias, 54 participantes discutiram sobre estratégias de prevenção, além de serem preparados para atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento. Durante o curso foram ministradas palestras sobre: Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Mapeamento de Áreas de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Legislação; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco no Desastre; Abrigo Temporário; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas, entre outros. As aulas foram ministradas por analistas da Feam, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), integrantes da Secretaria da Saúde (SES) e da Cedec.
Foto: Divulgação Feam
Agentes da defesa civil e gestores municipais se preparam para ocorrências em acidentes de qualquer natureza
O gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, alertou os participantes sobre “a importância de se utilizar sistematicamente as modernas ferramentas de previsão meteorológica e climatológica disponíveis para gestão do risco de desastres”. E ressaltou que “mais de 80% dos desastres em Minas Gerais estão relacionados a fenômenos meteorológicos e climáticos como secas, inundações e alagamentos, sendo, portanto, urgente investir em prevenção e preparação, uma vez que a maioria destes fenômenos são previsíveis e passíveis de monitoramento”.
Compareceram ao evento o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente Coronel BM Casarim; o major PM Rodrigo, representando o coronel Cláudio Vitor, a comandante da 9ª região de Polícia Militar; tenente Borlina, do Exército Brasileiro, representando o comandante do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado e a chefe da Polícia Rodoviária Federal em Uberlândia, inspetora Jane Santos. O curso contou também com a participação de representantes dos municípios de Araguari, Capinópolis, Cássia, Ibiaí, Ituiutaba, Lagoa Grande, Monte Alegre de Minas, Ribeirão Vermelho, Ubaí, Unaí e Uberlândia.
A próxima capacitação regional está prevista para ocorrer no município de Leopoldina, de 28 a 30 de novembro.
Ângela Almeida
Ascom/Sisema