Centro Mineiro de Referência em Resíduos completa um ano

Notícia

Criado: Seg, 09 jun 2008 14:41 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


 

O Centro Mineiro foi pioneiro também ao buscar a articulação entre os setores público, privado e sociedade organizada para estimular o consumo consciente, combater o desperdício, incentivar reciclagem e reutilização. Tudo isso em um único espaço físico, e avançou na integração da agenda ambiental e social.

Outro pilar é o Programa Ambientação, criado para melhorar a qualidade de vida nos locais públicos de trabalho e que extrapolou as fronteiras do Estado, sendo adotado integralmente pelo governo do Mato Grosso. Esse programa recebeu três prêmios, entre eles, o primeiro lugar do Prêmio Ford 2006, na categoria Educação Ambiental. O Ambientação cresceu e ganhou outras facetas como o programa de coleta seletiva para condomínios. 

Atualmente, está implantado em 39 instituições do Governo de Minas e conta com a participação de cinco mil funcionários. Os resultados falam por si: no período de 2006/2007 houve uma redução de 17,72% no consumo de papel, o que poupou de corte pelo menos 40 árvores adultas; em relação à água, a redução foi de 59,20% no consumo, o que representa uma economia anual de quase R$ 60 mil, o que significa a reforma de uma escola.

 A interlocução com artistas é outra estratégia adotada pelo centro e expressa nas numerosas oficinas e cinco mostras e exposições de sustentabilidade na arte. 

Municípios aprendem a cuidar adequadamente do  lixo

A meta do Programa Minas sem Lixões é ter, até 2011, 60% da população mineira com disposição adequada dos resíduos sólidos, acabando com os lixões.  O processo, desenvolvido no Centro Mineiro, definiu técnicas que vão desde a geração até a destinação final do lixo, criando oportunidades de reciclagem e reutilização por meio da coleta seletiva e compostagem, e promovendo a inserção social daqueles que sobrevivem dos monturos de lixo.

 “Nós somos uma integração entre o apoio aos municípios no esforço de eliminação dos lixões e implantação de um Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos com o apoio à sociedade civil e empresários no aproveitamento e potencialização de oportunidades de geração de emprego e renda”, analisa o diretor executivo do Centro, o economista José Osvaldo Lasmar. 

A gerente de saneamento ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Denise Bruschi, acrescenta que a maior contribuição para o Programa Minas Sem Lixões foi o estabelecimento do marco metodológico do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos a partir do projeto piloto desenvolvido ao longo dos últimos dois anos no município de Araxá, no Triângulo Mineiro.

Aterros com maior vida útil 

A importância do Plano Integrado está na melhoria da qualidade de vida para as populações, no presente e no futuro, pois ao implantar coleta seletiva e assegurar emprego e renda na cadeia da reciclagem, também garante uma vida útil maior para os aterros sanitários além dos 15 ou 20 anos estimados. Este aumento do tempo de uso dos aterros é porque só segue para eles os resíduos últimos, ou seja, aqueles que não podem ser reaproveitados. Atualmente, Minas Gerais possui 19 aterros sanitários, que atendem 31 municípios e 69 usinas de triagem e compostagem. 

Centro Mineiro de Referência em Resíduos 

Localizado na região Leste de Belo Horizonte, o Centro Mineiro tem como missão apoiar municípios e cidadãos na gestão integrada de resíduos por meio da disseminação de informações e capacitação, visando à geração de trabalho e renda e à melhoria da qualidade de vida. 

Programação da Semana do Meio Ambiente / Sisema

04/06

10h: Abertura da Semana do Meio Ambiente 2008 no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), com lançamento do Guia Turístico do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entrega do Diploma de Produtor Rural Modelo em Conservação da Natureza e do Prêmio Estadual Sustentabilidade e Gestão Ambiental Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos.

Local: Auditório - Rua Belém, 40 - Esplanada – BH

14h: Abertura da exposição fotográfica comemorativa da Semana do Meio Ambiente eentrega da premiação do 18º concurso nacional Fotografe a Natureza.

Local: Sede do Sisema - Rua Espírito Santo, 495 - 3º andar - Centro - BH

05/06

10h: Ato Meta 2010 - Evento para informar a população sobre a implantação da Meta2010, Projeto Estruturador do Governo de Minas voltado para a revitalização da baciado Rio das Velhas.

Local: Ponte Velha de Santa Luzia

10h às 22h: Por meio de um programa de computador o público irá responder perguntas sobre seus hábitos diários para calcular sua emissão de CO2.

Local: Minas Shopping e na Sede Sisema - Rua Espírito Santo, 495 - Centro - BH, entre 8h e 18h. 

04 a 12/06

Exposição do Fotógrafo Joaquim Martins da Silva Filho sobre a flora e fauna de MinasGerais.

Local: Minas Shopping

 Exposição do Fotógrafo Evandro Rodney sobre os Parques Estaduais de Minas.

Local: Exposição Central do Metrô

 

 

 

Data: 03/06/08
Fonte: Ascom / Sisema