O livro Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável será lançado hoje (03), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), pela Recóleo Editora. O livro traz uma análise detalhada das cadeias produtivas de vários materiais e também se debruça nas cadeias da reciclagem desses materiais.
“O leitor vai percebendo, ao longo da obra, que as causas dos entraves à reciclagem no país são, muitas vezes, conseqüências naturais do modelo de desenvolvimento econômico adotado no Brasil”, explica o autor do livro, Ricardo Motta Pinto Coelho, que é biólogo, professor associado no setor de Ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A obra é dividida em 13 capítulos e aborda praticamente todas as cadeias produtivas e de reciclagem dos materiais mais relevantes tais como: plásticos, alumínio, vidro, ferro, aço e papel. Temas ainda muito pouco abordados em outras obras do gênero tais como a reciclagem de óleo de fritura, de pilhas e baterias e aparelhos eletro-eletrônicos também têm destaque especial na obra de Ricardo Coelho. “Acredito que livro "Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável" inova também ao abordar a reciclagem da água e a dos automóveis, esse último, um verdadeiro tabu no Brasil”, ressalta o autor.
A questão da sustentabilidade permeia toda a obra, que procura situar o conceito da reciclagem dentro do contexto do desenvolvimento humano atual. As estatísticas mostradas foram confirmadas e atualizadas a partir de fontes do Governo ou das associações de classe. A obra traz também gráficos e ilustrações são fruto de um longo e detalhado trabalho de consistência de dados. Em suma, são 340 páginas que procuram fornecer aos leitores da obra um panorama atualizado e imparcial da reciclagem no Brasil.
O livro Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável estará à venda nas melhores livrarias do Brasil. A obra também poderá ser adquirida via internet, diretamente na Recóleo pelo site www.recoleo.com.br.
Recóleo
A Recóleo é parceira do CMRR e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do programa AmbientAção. O Centro abriga um coletor de óleo vegetal para atender à demanda da própria instituição e da comunidade do entorno. Outro ponto de coleta fica no prédio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), que fica na Rua Espírito Santo, 495, Centro, em Belo Horizonte.
A Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleos Vegetais está elaborando ainda um projeto que prevê o lançamento de uma série de pequenos cursos à distância, cada um deles enfocando um determinado ciclo de reciclagem de materiais.
Mais informações sobre o livro e sobre o trabalho da Recóleo estão disponíveis no site www.recoleo.com.br.
Fonte: CMRR/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.