CMRR apresenta experiência mineira na Colômbia

Notícia

Criado: Sex, 31 ago 2012 14:03 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:56


A série de oficinas reuniu atores das esferas pública e privada de países da América Latina que desenvolvem projetos de inclusão socioeconômica combinada com a questão ambiental. O coordenador de capacitação do CMRR relatou as iniciativas do Governo de Minas para estimular a coleta seletiva com geração de renda, destacando a criação do Bolsa Reciclagem.

“O encontro evidenciou o quanto as políticas inclusivas e de reconhecimento desses trabalhadores são importantes para o desenvolvimento sustentável de um país”, observou Dias. “Além da experiência de intercâmbio, onde compreendi realidades de outros países, pude compartilhar o que temos feito nossa região em prol da coleta seletiva e dos catadores de materiais recicláveis”, completou.

Além do representante do CMRR, outros brasileiros estiveram presentes no encontro em Bogotá. Flávia Scabin, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, destacou os processos jurídicos para a implementação de políticas de gestão de resíduos em nosso país. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Pedro Wilson Guimarães e Silvano Silvério Costa, diretor do Departamento de Ambiente Urbano da SRHU, falaram sobre as políticas nacionais de gestão de resíduos no Brasil.

Ao final das apresentações, que também incluíram representantes da Argentina, Equador e Colômbia, foram organizados grupos de trabalho. Neles, foram discutidas as experiências relatadas nas palestras, as contextualizando no cenário colombiano, para, no final do encontro, apresentar ao governo local ideias que podem ser adaptadas para a formulação de políticas nacionais de gestão de resíduos do país.

O encontro reuniu propostas para melhorar o processo de inclusão econômica e social de catadores de materiais recicláveis na Colômbia. Os casos apresentados no workshop também servirão de apoio para os atores sociais inseridos num plano de gestão municipal de resíduos lançado no país pela Divisão de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), Fundação Avina e a empresa Coca Cola.