Para a professora de Geografia e História, Patrícia Proietti, as atividades serviram de complemento para os trabalhos de conscientização desenvolvidos na escola. “As crianças se identificaram muito com a linguagem utilizada nas oficinas e apresentações, o que torna a compreensão da mensagem mais fácil, causando um impacto efetivo no comportamento. Isso facilita colocar em prática o que temos ensinado sobre meio ambiente”, avalia.
Os estudantes do 6º ano do ensino fundamental na rede municipal, Pedro e Geisiane, 11, pretendem multiplicar para sua família e amigos tudo o que aprenderam no CMRR. “Na minha casa, sempre que possível, iremos reutilizar materiais que iriam para o lixo”, disse Pedro. “E quando for jogar fora, separar o que é e não é reciclável”, completou Geisiane.
Graziela Garcia, da equipe Planeta do Cidadania, explicou que o objetivo do evento é contribuir para a educação ambiental de crianças estudantes da rede pública de ensino por meio de atividades lúdicas. “A intenção é mostrar que pequenas atitudes podem fazer a diferença, e que todos devemos cumprir nosso papel de defensores do meio ambiente, desde crianças”, disse.
Esta é a segunda vez que o CMRR recebe o Planeta Cidadania, totalizando cerca de 3 mil crianças atendidas nos dois anos.