CMRR recebe projeto culinário “Profissionais do Amanhã”

Notícia

Criado: Qui, 08 abr 2010 16:33 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) recebe no próximo sábado (10) a primeira de quatro aulas do projeto culinário “Profissionais do Amanhã”. As demais aulas acontecem nos dias 17 e 24 de abril e 8 de maio, totalizando 18 horas/aula que serão ministradas pela profissional formada em gastronomia Gislene Clabuchar Heckert. O projeto é iniciativa da Ação Mineira para a Educação (AME) e da FIEMG, e visa oferecer aos jovens com idade acima de 16 anos que residem em comunidades carentes uma oportunidade de iniciar-se em uma profissão, formar profissionais conscientes e ajudar a inseri-los no mercado de trabalho. 

As aulas serão ministradas na cozinha experimental do CMRR, local que possui utensílios adequados para as necessidades do projeto e também contribuirá para que todos os alunos percebam que os resíduos produzidos podem se tornar uma fonte de renda para muitos, e até mesmo ajudar na formação profissional de muitos outros jovens. 

Após a conclusão do curso, os jovens aprovados que obtiverem mais de 80% de aproveitamento receberão um kit básico contendo farinha de trigo, açúcar, sal, leite, ovos e fermento biológico para dar continuidade à prática em casa. Além do kit, pelo menos oito dos vinte alunos serão encaminhados para vagas de estágio. 

Aproveitamento adequado dos resíduos

Um dos objetivos do projeto é despertar nos jovens a conscientização e a necessidade de cuidados com o meio ambiente e com o aproveitamento adequado dos resíduos. Um exemplo é transformar, em sala de aula, de forma simples e barata, o óleo utilizado nas frituras dos salgados em sabão caseiro. Também faz parte dos ensinamentos, a prática de como descartar corretamente os resíduos, orientando a separação adequada do lixo (para coleta seletiva) e assim levando aos lares destes jovens a conscientização e a importância de como o meio ambiente precisa ser respeitado.

A AME em parceria com a FIEMG Jovem desenvolve projetos junto às comunidades dos bairros Vale do Jatobá (Barreiro), Madre Gertrudes e bairro São Paulo, ambos em Belo Horizonte e nos bairros Cidade Industrial e Pólo Moveleiro, estes em Contagem. 

Para atender as demandas do setor gastronômico que cada vez mais exige profissionais qualificados, foi idealizado este projeto com o intuito de capacitar e inserir estes jovens e familiares com poucas condições financeiras no mercado de trabalho, dando assim às famílias uma condição de vida melhor e tornando nossa sociedade mais justa e consciente. Os jovens serão qualificados para a produção de salgados e poderão trabalhar em buffets e restaurantes.

Fonte: CMRR / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.