Nesta sexta-feira (20/11), chega a Paris a delegação formada por catadores de materiais recicláveis e representantes do poder público estadual que vão apresentar a experiência de Minas Gerais na gestão de resíduos sólidos, com foco na formação de cooperativas de trabalho. Fazem parte da comitiva os catadores Gilberto Warley e Maria Madalena, da Cataunidos - rede que reúne nove Associações e Cooperativas de Minas Gerais, e Fernando Godoy, da Asmare – Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável; o artista plástico Leo Piló; a arquiteta Cinthia Versianni; Luciano Marcos, do INSEA - Instituto Nenuca de Desenvolvimento Social; José Aparecido Gonçalves, coordenador do Festival Lixo e Cidadania.
Outra parte da delegação, formada pela diretora executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Denise Bruschi, o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, e pela coordenadora do programa Ambientação, Miriam Dias, chegará a Paris na segunda-feira (23). Além do encontro de catadores de Minas Gerais com população de rua da periferia de Paris (Aubervilliers), o grupo fará visitas a projetos de recuperação ambiental da área de Pas de Callè e participará da Pollutec, uma feira que acontece de dois em dois anos, e que tem um grande enfoque na área de resíduos.
O convite para a delegação brasileira foi feito pela Plaine Commune, comunidade de aglomerações que reúne oito cidades da periferia norte de Paris, cujos representantes estiveram em Belo Horizonte no mês de setembro, durante a realização do 8º Festival Lixo e Cidadania. A participação foi viabilizada pela fundação France Libertés que disponibilizou recursos para a ida dos convidados à França.
O grupo da Plaine de Commune que participou do Festival Lixo e Cidadania pôde conhecer de perto a experiência da realização do evento, com forte conteúdo social e político, e, que nos últimos oito anos, deu visibilidade às reivindicações dos catadores e proporcionou uma melhoria significativa nas condições de trabalho e vida dos profissionais que lidam com resíduos nas ruas.
Durante a estada em terras francesas, a comitiva participará de palestras, mesas redondas, oficinas de artes e mobilização e ateliers criativos utilizando materiais recicláveis. Serão seis dias de trabalho árduo e troca de experiências. O grupo será acompanhado pela equipe da France Libertés, presidida por Danielle Mitterrand, que há 12 anos é parceira dos catadores brasileiros.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.