Conselho Curador da Fapemig realiza reunião na sede do Sisema

Notícia

Criado: Qui, 12 mar 2009 08:43 | Atualizado: Ter, 12 nov 2024 23:05


Cerca de 100 pessoas participaram da reunião, na qual foram apresentados os programas de apoio e projetos de pesquisa incentivados pela Fapemig, as demandas e projetos desenvolvidos pela Feam e a expectativa de pesquisadores de outras instituições da Capital.

Na abertura da reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou a importância de um desenvolvimento tecnológico que possa sustentar a base para o desenvolvimento sustentável. De acordo com o secretário, o desafio para o século XXI é o de produzir conhecimento para alterar a realidade. "A ciência e a tecnologia sempre tiveram um papel preponderante na história, e, agora, certamente estamos no desafio para uma revolução científica e tecnológica no sentido de oferecer respostas aos graves problemas que enfrentamos", afirmou.

As propostas da Fapemig de induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento de Minas Gerais foram apresentadas pelo presidente do Conselho Curador da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Paulo Sérgio explicou a política de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa no sentido de formar pesquisadores, apoiar e fixar esses pesquisadores e induzir temas para o desenvolvimento de propostas de inovação científica e tecnológica.

O presidente da Fapemig, Mário Neto Borges frisou que "Minas Gerais vive um momento histórico na ciência e tecnologia e é uma referência no Brasil, principalmente no ponto de vista de recursos financeiros", Segundo Borges, de 1986 a 2008 a Fapemig já investiu cerca de 1 milhão de reais em projetos de pesquisa, bolsas de estudo, participação em eventos no exterior, dentre outros. "Não existe desenvolvimento sustentável sem investimentos maciços em educação, tecnologia e inovação. Quando o desenvolvimento de um país é feito com base científica e tecnológica ele terá resultados positivos", ressaltou.

Atuação da Feam

O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, apresentou o trabalho realizado pela Fundação no sentido de propor, promover e apoiar a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental em Minas Gerais.  Junqueira falou dos programas e projetos desenvolvidos enfocando as áreas de resíduos, qualidade do ar, energia e solo.

Os programas e projetos como: Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais e da Mineração; Resíduo é Energia; Mudanças Climáticas e Inventário de Gases de Efeito Estufa; Minas Trata Esgoto; Gestão de áreas de solos contaminados; Programa Solos de Minas; Gestão de Passivos Ambientais; Rede de monitoramento da qualidade do ar, padrões e inventário para fontes fixas; Plano de controle de Emissões Veiculares, além de vários programas especiais desenvolvidos pela Feam, foram frisados pelo presidente. "Esses projetos, desenvolvidos pela Feam, podem levar a novos conhecimentos que irão permitir uma gestão ambiental mais eficaz, por isso, a parceria com a Fapemig fortalece o papel da Feam na proposição de estratégias para a gestão ambiental em Minas Gerais", finaliza.