A Gerência de Pesquisa, Programas e Projetos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) divulgou a conclusão de três projetos elaborados por meio do convênio da Feam com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo do convênio é a geração de conhecimento nas linhas de atuação da instituição por meio de bolsas a serem concedidas em duas modalidades.
Os projetos são na área de Produção Mais Limpa, aperfeiçoamento de Indicadores Ambientais e Qualidade do Ar. Elaborados pelos bolsistas Luiz Ignácio Fernandez de Andrade, Francisco Bizzoto Gomes e Fernanda Vasconcelos Fonseca Tavares, respectivamente.
Esse programa de Fortalecimento Institucional da Feam, por meio de bolsistas, contribui para desenvolvimento técnico na área ambiental com enfoque ímpar em relação aos ambientes de pesquisa e desenvolvimento mais tradicionais com as universidades e centros de pesquisas.
Os trabalhos técnicos servirão de subsídios para as Câmaras Temáticas do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), que têm como atribuições à elaboração de proposições normativas de caráter legal e proposições para formulação e implementação das políticas públicas setoriais.
Resumo dos projetos
Projeto “Aprimoramento e Validação do Índice de Produção Mais Limpa para Setores da Indústria de Transformação no Estado de Minas Gerais”
O bolsista Luiz Ignácio Fernandez de Andrade, vinculado à Gerência de Resíduos Sólidos, DQGA, desenvolveu uma metodologia de cálculo para o “Índice de Produção Mais Limpa” a ser adotado como instrumento de política ambiental na produção de práticas ambientais ecoeficientes nos empreendimentos industriais instalados em Minas Gerais.
Projeto “Sistematização da Aquisição e Tratamento de Dados para Cálculo do Índice de Desempenho da Política Pública de Meio Ambiente”
O bolsista Francisco Bizzotto Gomes, geógrafo, vinculado a Assessoria da Presidência, realizou pesquisa que teve como objetivo principal aperfeiçoar a ferramenta Indicadores Ambientais, e conseqüentemente o Índice de Desenvolvimento da Política Ambiental do Estado. Por meio do levantamento, caracterização, revisão das fontes atuais e da proposição de novas fontes das informações utilizadas na aplicação do instrumento, buscou-se aproximar os resultados obtidos pelos Indicadores Ambientais à realidade objetiva, visando gerar um banco de dados ainda mais seguro e consolidado sobre a situação da política de meio ambiente do Estado.
Projeto “Avaliação da Influência dos Poluentes Atmosféricos na Qualidade do Ar do Município de Vespasiano por Simulação Numérica”
A bolsista Fernanda Vasconcelos Fonseca Tavares, vinculada à Gerência de Gestão da Qualidade do Ar, DQGA, realizou o inventário de emissões de poluentes atmosféricos das fontes potencialmente poluidoras de Vespasiano , estimou a carga poluidora e aplicou modelo de dispersão de poluentes. O estudo indicou as áreas de maior concentração de poluentes e auxiliou na configuração da rede de monitoramento da qualidade do ar no município.
Modalidades das bolsas
Os bolsistas podem ser de mestrado e doutorado, selecionados pelas universidades nos seus cursos de pós-graduação, concedidas pela FAPEMIG com aplicação de recursos da FEAM, para desenvolvimento de temas constantes de seus desafios, com orientação dos professores universitários.
A outra modalidade é para bolsistas, graduados, mestres, doutores, e especialistas visitantes selecionados pela Feam, com bolsas concedidas pela Fapemig utilizando recursos da Fundação, na modalidade de "Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia - BGCT" e de especialista visitante atuando diretamente nos projetos da Feam, conforme previsto nessas modalidades de bolsa.
Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.